21 de dezembro de 2011

Café: estimativa de bons preços é mantida

A tendência de manutenção de preços do café para 2012 é que seja sustentada nos patamares deste ano. O secretário substituto de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, avaliou a expectativa da situação da cafeicultura brasileira durante o anúncio do 4º levantamento da produção nacional de café de 2011, nesta quarta-feira, 21 de dezembro, em Brasília. “Os fatores climáticos e de mercado assegurarão para o próximo ano preços favoráveis para o setor”, afirmou.

Na opinião do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, os preços têm assegurado aos cafeicultores investimentos em manejo e tratos culturais, como adubação e podas da lavoura, inclusive na recuperação de cafezais antigos. Outro fator que refletiu na produtividade superior dos últimos cinco anos foi o adensamento do plantio.

Para Edilson Alcântara, diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, o uso de tecnologia colabora também para o aumento da produtividade da lavoura. Dependendo da região e da qualidade do café, esses itens podem afetar o preço final do cafeicultor. “Quando o produtor se preocupa em melhorar a qualidade do produto resultará na melhoria da sua remuneração”, disse.

Bienalidade recorde
A produção de café apresentou recorde histórico de bienalidade negativa – o cafezal alterna ano de safra pequena com ano de safra maior – de 43,48 milhões de sacas beneficiadas de 60 kg. O desempenho da produção é expressivo, apesar da estiagem ocorrida entre os meses de novembro 2010 e fevereiro 2011, que prejudicou as lavouras em fase de enchimento de grãos.

A Organização Internacional do Café (OIC) estima que, na próxima temporada, vai ocorrer uma redução na produção mundial do grão, principalmente, por motivos climáticos na América Central e Indonésia. A produção deve recuar 4,4% e será de 127,4 milhões de sacas segundo dados da OIC.

O primero anúncio da safra de café 2012/2013 será no dia 10 de janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.