Evento apresenta painel dedicado ao tema e reúne lideranças da cadeia do pescado de todo o mundo em Foz do Iguaçu, de 24 a 26 de setembro.
Representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Apex Brasil, Abipesca e da Federação Colombiana de Aquicultores debatem os desafios, a evolução e estratégias para a consolidação das exportações brasileiras de pescado durante o VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2024), que será realizado na próxima semana, de 24 a 26 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O painel “Exportações de pescado: Evolução, desafios e estratégias para consolidação das exportações brasileiras” será realizado no dia 24 de setembro, próxima terça-feira, a partir das 10h30min. Na abertura, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, discorre sobre as Estratégias para as exportações de pescado à luz da experiência das outras proteínas. Em seguida, a coordenadora de Agronegócio da Apex Brasil, Paula Soares, fala sobre a Abertura de novos mercados para o pescado brasileiro.
Na sequência, o presidente da Abipesca, Eduardo Lobo, apresenta a “Visão da indústria sobre o mercado exportador”. O painel encerra com o diretor Executivo da Federação Colombiana de Aquicultores, Cesar Pinzon, que mostra a Experiência da Colômbia na produção de tilápia. O presidente do evento, Altemir Gregolin (foto acima), salienta que o painel será um dos pontos altos do evento em função das oportunidades para o setor de pescado do Brasil.
De acordo com Gregolin, dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam a aquicultura e a pesca com papel central no desafio de alimentar um mundo com população crescente, que vai demandar alimentos saudáveis, seguros, com menor impacto ambiental e economicamente viáveis. Para se ter uma ideia, o mundo atingiu novo recorde de produção, que chegou a 223,2 milhões de toneladas de proteínas das águas.
“O consumo da proteína também seguiu a tendência de crescimento. Subiu de 20,2 quilos por habitante ao ano em 2020 para 20,7 quilos por habitante ao ano em 2022. O comércio internacional teve uma expansão de 19% em três anos, atingindo US$ 195 bilhões e envolveu 230 países e territórios no mundo. O comércio de pescado é maior que o de todas as demais proteínas de origem animal juntas”, lembra Gregolin, destacando que a expectativa até 2032 é que a produção e o consumo de pescado continuem em expansão.
A CEO do IFC Brasil 2024, Eliana Panty (foto ao lado), complementa que, com a crescente demanda global por pescado, o Brasil pode se consolidar como um grande fornecedor mundial. “As condições naturais e a expertise do agro brasileiro colocam o país em condição de ganhar cada vez mais espaço. Nosso potencial de produção é fator importante diante do fato de regiões tradicionais de produção, como o Sudeste Asiático, estarem reduzindo o ritmo de crescimento por desafios relacionados à sustentabilidade, matéria-prima para ração e áreas de expansão, entre outros”.
Inscrições – O IFC Brasil 2024 encerra o último período de inscrições com desconto na sexta-feira, dia 20 de setembro. Até esta data, os interessados podem se inscrever no site do evento (http://www.ifcbrasil.com.br) pelo valor R$ 550 para profissionais e R$ 300 para estudantes. De sábado, dia 21d e setembro até o dia 26, os valores sobem para R$ 650 para profissionais e R$ 350 para estudantes. Outras informações sobre o IFC Brasil podem ser obtidas no site do evento (www.ifcbrasil.com.br) ou através do e-mail marketing@ifcbrasil.com.br.
O IFC Brasil reúne todos os elos da cadeia produtiva para discutir os desafios e as oportunidades da cadeia do pescado e gerar negócios. O encontro congrega empresários, aquicultores, agentes dos mercados do varejo e food service, prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião. Em sua sexta edição, o IFC Brasil é reconhecido por oferecer o melhor ambiente de negócios, debates e networking do setor.
Patrocínios e Apoios – O IFC Brasil é correalizado pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar.
Patrocinam o IFC Brasil: CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Governo Federal, Sanepar, Copel Energia, Governo do Paraná, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Apoiam o IFC Brasil a APEX Brasil, Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR) e Universidade
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Serviço:
Painel Exportações de pescado: “Evolução, desafios e estratégias para consolidação das exportações brasileiras”
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