O Agrogalaxy, um dos maiores players da distribuição de insumos no país, anunciou na tarde desta quarta-feira (18/09), através da divulgação de um fato relevante enviado a seus investidores e ao mercado, que ajuizou pedido de recuperação judicial. A decisão foi tomada em caráter de urgência pelo Conselho de Administração da companhia, que pela manhã já havia anunciado a saída do então presidente Axel Jorge Labourt e de cinco integrantes dos conselhos.
O pedido de recuperação judicial foi ajuizado em segredo de justiça e será submetido à ratificação da Assembleia Geral de Acionistas da empresa. “Dando continuidade ao compromisso com nossos investidores, empregados e parceiros, pautando nossas ações com princípios de transparência e ética, a administração da companhia esclarece que ao longo dos últimos meses despendeu de grandes esforços e estudos para lidar com os desafios significativos que estamos enfrentando atualmente, reflexo inclusive de eventos climáticos diversos e da deterioração das condições dos mercados brasileiro e internacional, os quais, consequentemente, pressionaram nossa estrutura de capital”, argumenta a empresa no comunicado.
“Não obstante tais esforços, os desafios oriundos da atual situação econômico-financeira da Companhia e das suas subsidiárias, Boa Vista Comércio de Produtos Agropecuários Ltda., Agrogalaxy Franchise Ltda., Grão de Ouro Agronegócios Ltda., Grão de Ouro Comércio de Insumos Agrícolas Ltda., Rural Brasil Ltda., Campeã Agronegócios S.A., Agro Control Participações Ltda., Agrototal Holding Ltda., Bussadori, Garcia e Cia Ltda., Agro Ferrari Produtos Agrícolas Ltda., Ferrari Zagatto Comércio de Insumos S.A. e Agrocat Distribuidora de Insumos Agrícolas Ltda. (em conjunto, as “Subsidiárias”) se mantêm e vêm se agravando, o que demanda a tomada urgente de outras medidas que possam protegê-las até que seja possível implementar o equacionamento do seu endividamento e a readequação da sua estrutura de capital”, acrescenta o documento.
Segundo a empresa, o pedido de recuperação judicial busca proteger a companhia e as subsidiárias, possibilitando a continuidade de suas atividades, a proteção e manutenção dos serviços prestados, continuidade no cumprimento de suas obrigações, preservação do valor da companhia e subsidiárias e sua função social.
“Acreditamos que esta iniciativa trará benefícios significativo à Companhia e às Subsidiárias, assegurando a continuidade de nossas operações e a manutenção de nossas relações de longo prazo. Diante do cenário atual do agronegócio brasileiro de grande desafio, contamos com o apoio e a compreensão de todos neste momento de transformação e reafirmamos nosso compromisso com a ética, a transparência e a excelência nos serviços prestados”, argumenta a empresa.
Troca de comando – O anúncio ao mercado e acionistas da troca do comando da companhia foi feito pela manhã, também através da divulgação de fato relevante. Axel Jorge Labourt, segundo o comunicado, renunciou ao cargo de Diretor Presidente da empresa, sendo substituído por Eron Martins, que atuava como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, cargo que acumula agora com o de presidente.
O ex-Diretor Presidente do Agrogalaxy Welles Clovis Pascoal deixa seu posto no Conselho de Administração e renuncia também ao cargo de membro do Comitê de Sustentabilidade. Mauricio Luís Luchetti deixa se ser membro independente do Conselho de Administração, renunciando também aos cargos de membro do Comitê de Auditoria Estatutário e de coordenador e efetivo do Comitê de Pessoas.
Dois integrantes do Conselho de Administração, Eduardo de Almeida Salles Terra e Benildo Carvalho Teles, deixam suas posições no órgão. Larissa Yastrebov Pomerantzeff, deixa o Conselho de Administração e renuncia aos cargos de coordenadora e membro efetivo do Comitê de Sustentabilidade, Comitê Financeiro e Comitê de Pessoas.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.