Agroindústria cai 1% em julho mesmo sem tarifaço! Riba Ulisses

Compartilhe:

WhatsApp Image 2025-03-12 at 10.06.34

A Agroindústria iniciou o segundo semestre de 2025 com queda de 1% em julho ante o mesmo mês do ano passado.
Dando sequência ao processo de desaquecimento observado desde maio.
É o que revela a pesquisa sobre o volume de produção agroindustrial do FGVAgro.
No ano, a retração é de 0,6%.

Segundo análise dos pesquisadores do FGVAgro, por trás dessa perda de dinamismo está a desaceleração pela qual a própria economia brasileira tem passado – aliás, pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a economia tem registrado contração justamente desde maio, entre outros motivos, devido à política monetária bem restritiva adotada pelo Banco Central para fazer a inflação convergir para a sua meta.

Nos resultados da Agroindústria de julho, os setores que mais apresentaram desaquecimento foram: Biocombustíveis (–30,4%), Bebidas (–8,8%) e Alimentos de Origem Vegetal (–0,6%).
Para os pesquisadores, enquanto a perda de dinamismo é quase generalizada entre os setores de Produtos Alimentícios e Bebidas, a contração entre os Produtos Não Alimentícios se deve exclusivamente à forte redução na produção de etanol hidratado, refletindo uma preferência do setor sucroalcooleiro por uma safra mais açucareira.
Por fim, por mais que tenha havido contrações expressivas na moagem de café e na produção de suco de laranja, ainda não é possível atribuí-las ao tarifaço, pois as quedas observadas em julho seguiram o mesmo padrão observado desde maio.

 

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

Leia também