24 de outubro de 2023

Grupo Matsuda lança tecnologia ‘Gold Green Star’

Comprometido com o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável e preocupado com a preservação ambiental, o Grupo Matsuda inova mais uma vez, ao apresentar uma nova tecnologia em sementes de pastagens incrustadas, com a série Gold Green Star. Trata-se do primeiro tratamento para sementes de forrageiras com a bandeira da sustentabilidade e extremamente amigável com o meio ambiente. As sementes série Gold Green Star utilizam tecnologia inédita, cumprindo com as exigências do rigoroso mercado europeu, que é o tratamento livre de microplásticos. Essas micropartículas plásticas possuem menos de 5 mm e têm caráter onipresente em diversos locais do mundo, desde o ar que se respira até nos ambientes terrestre e marinho. Podem ser encontrados no sal marinho, no mel, na água da torneira e na engarrafada, nos frutos do mar, nos peixes, na cerveja e em todos os cosméticos.

O evento de lançamento ocorrerá no dia 29 de novembro de 2023, nas dependências do Grupo Matsuda em Álvares Machado – SP, a partir da 08:00h. Neste dia, os participantes terão a oportunidade de conhecer em primeira mão as novas sementes incrustadas com tratamento biológico e livre de microplásticos; participar da palestra da Vittia sobre o tratamento biológico, da palestra da Incotec sobre a tecnologia livre de microplásticos; e, da palestra de lançamento dessa tecnologia pelo Grupo Matsuda. Poderão ainda assistir à demonstração prática dessa nova tecnologia no canteiro e no stand, conectar-se com outros profissionais da área e trocar ideias e experiências e desfrutar de um almoço de confraternização com todos os participantes

Microplásticos
Cientistas japoneses da Universidade Kyushu estimam a existência de 24,4 trilhões de partículas de microplásticos nas camadas mais superficiais dos oceanos do mundo, o equivalente a cerca de 30 bilhões de garrafas plásticas de água de meio litro. A revista Science publicou, em 2020, um artigo da Dra. Janice Brahney, bioquímica da Universidade Estadual de Utah (EUA), com a estimativa de que 11 bilhões de toneladas de plásticos se acumularão no meio ambiente até 2025. Esta nova tecnologia de incrustação de sementes é amigável ao meio ambiente por estar livre destas micropartículas. Nesse tratamento, ainda são utilizados organominerais na incrustação, com a tecnologia Incotec, porém livres de microplásticos. As sementes da série Gold Green Star colaboram com o produtor rural na busca da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. Outra inovação nesse novo tratamento é a substituição do fungicida químico por um produto biológico, que tem a função fungicida contra Fusarium verticillioides e Macrophomina phaseolina, além de ação nematicida, que colabora no controle de Pratylenchus brachyurus, Heterodera glycines, Meloidogyne incógnita, Meloidogyne javanica e Helicotylenchus dihystera. São tratadas com Bacillus amyloliquefaciens BV03, que coloniza o sistema radicular das plantas, formando um biofilme protetor nas raízes e impedindo a penetração de nematoides. Produz, ainda, compostos voláteis que matam diretamente o nematoide, reduz a capacidade reprodutiva, a mobilidade e a eclosão de ovos. Os microrganismos produzem substâncias que estimulam o crescimento radicular das plantas, promovem o aumento de pelos radiculares, assegurando maior assimilação de nutrientes e tolerância a seca. Esse novo tratamento é aplicado em sementes de alta pureza, escarificadas, de alta viabilidade e germinação.

Benefícios do tratamento biológico
São inúmeros os benefícios proporcionados por essa nova tecnologia sustentável. Resulta em sementes incrustadas com produtos organominerais livres de microplásticos, utiliza tratamento com nematicida biológico e recebe tratamento com fungicida biológico. Além disso, promove a produção de biofilme nas raízes das plantas, os que evita a entrada de nematoides. Produz compostos voláteis que afetam o ciclo de vidas dos nematoides (afeta a mobilidade, a capacidade reprodutiva e a eclosão de ovos) levando à morte da planta. Produz também substâncias que estimulam o desenvolvimento do sistema radicular, melhorando a tolerância a seca e auxiliando no seu desenvolvimento. O mais importante, é que reforça o compromisso do Grupo Matsuda com a bandeira da sustentabilidade, apresentando um produto amigável com o meio ambiente, fatores que são considerados durante a negociação de empréstimos financeiros e no momento da comercialização. Por fim, uma inovação tecnológica que gera sementes de alto vigor.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.