23 de dezembro de 2021

Netafim e Andros: tecnologia prática, barata e sustentável para cana

Estima-se que no Brasil há 60.000 hectares irrigados por gotejamento subterrâneo em cana de açúcar. Casos reais mostram que com o uso dessa tecnologia os canaviais podem alcançar longevidade maior que 12 anos, sendo que o projeto mais antigo em operação no Brasil tem 23 cortes sem a necessidade de renovação. No entanto, em um determinado momento haverá essa necessidade podendo ser motivado pela troca da variedade, queda da produtividade, dentre outros fatores. E quando essa hora chega, muitos produtores e Usinas têm dúvidas de como fazer a renovação com um sistema de irrigação localizada subterrâneo.

Primeiramente temos que frisar, que somente os tubos gotejadores serão retirados da área. Toda a malha hidráulica, motobombas, filtros, tanques de nutrirrigação, controladores permanecerão os mesmos. Mas a grande pergunta é, como fazer a retirada desses tubos gotejadores? Há alguns anos, os fornecedores/usinas realizavam a morte química do canavial através de herbicidas e com o uso de subsoladores “erguiam” os tubos gotejadores que eram retirados manualmente. No entanto, esse processo é altamente oneroso, devido a mão de obra utilizada, e muitos pedaços de tubos gotejadores ainda ficavam no solo.

Com o objetivo de facilitar esse processo, reduzir a mão de obra e se adequar às novas exigências ambientais do mercado consumidor, a Netafim, em parceria com a empresa norte américa Andros, desenvolveu uma máquina que desenterra o tubo gotejador do solo e faz o processo de rebobinamento. Após esse rebobinamento os tubos gotejadores podem ser enviados para empresas especializadas em reciclagem. Essa iniciativa demonstra o pioneirismo e preocupação da Netafim também no processo de renovação dos canaviais para que tudo aconteça de maneira prática, com menores custos e de acordo com as normas legislativas ambientais.

Sobre a Netafim
Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural. 

Daniel Botelho Pedroso é especialista agronômico da Netafim.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.