28 de novembro de 2011

Projeto educacional da BASF e Usina Açucareira Guaíra beneficiará mais de 2.600 jovens no interior Paulista

A BASF e a Usina Açucareira Guaíra lançaram, na última sexta-feira, dia 25, o Atlas Ambiental de Guaíra. Mais de 2.600 estudantes do ensino fundamental de todas as escolas públicas (municipais e estaduais) do município serão beneficiadas. O Projeto Educacional é gerido estrategicamente pela Fundação Espaço ECO (FEE) e fará parte da grade curricular já em 2012. A utilização do Atlas Ambiental em sala de aula tem por objetivo auxiliar professores e alunos a entenderem história, geografia e temas socioambientais, levando em conta aspectos globais e, especialmente, os aspectos da região em que vivem, o que visa tornar o entendimento mais fácil.

No total, as oito escolas públicas da cidade receberão o Atlas, sendo três estaduais, onde o ferramenta se destina aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e em cinco colégios municipais, nos quais o Atlas será aplicado aos alunos do 4º e 5º ano. A ação também conta com a participação de 65 professores da rede pública de ensino.
Para aplicação de forma mais efetiva em sala de aula, todos os educadores receberam, também, uma versão exclusiva do Atlas com textos, imagens e sugestões de atividades, para auxiliá-los no planejamento das aulas, além de treinamento específico para sua utilização.

O material didático é composto por imagens espaciais, obtidas via satélite, que revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, o clima, a cultura, a sociedade, a história e a política do Brasil e do mundo.  Para o conteúdo pedagógico do Atlas Ambiental foram entrevistados especialistas de conceituadas instituições de ensino do país. De acordo com o vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, Mauricio Russomanno, além da função didática, o material despertará o interesse dos jovens por outros temas: “O Atlas Ambiental de Guaíra tem por objetivo despertar o espírito de cidadania e conhecimento sobre o tema sustentabilidade. O Atlas foi desenvolvido a partir de um estudo minucioso das características ambientais da região de Guaíra e traduzido em um material didático de fácil absorção do conteúdo por parte dos jovens”, argumenta Russomanno.
Já o sócio-diretor da Usina Açucareira Guaíra, Dr. Eduardo Junqueira da Motta Luiz, afirma que a iniciativa trará benefícios únicos: “O Atlas Ambiental é um marco educacional e cultural que vai, definitivamente, enriquecer o conhecimento da juventude de Guaíra. Os mais importantes representantes do setor de educação da cidade aprovaram o conteúdo e validaram sua utilização. Todos estão empenhados em utilizá-lo da melhor forma possível. Além disso, investimos na capacitação dos professores. Este tipo de ação só é possível quando toda a sociedade acredita em uma iniciativa, como tem ocorrido com Atlas”, finaliza Junqueira.

O Atlas Ambiental faz parte do Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental. O Mata Viva nasceu em 1984, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa, em Guaratinguetá (SP). A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Programa Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.

Fonte: XPress Comunicação

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.