11 de fevereiro de 2023

Yara tem 1º modelo de embalagem sustentável de fertilizantes

Com projeto inédito bag-to-bag, a confecção de big bags de plástico reciclado e 100% reciclável irá reduzir pela metade a emissão de gases de efeito estufa 

A Yara Brasil, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia a chegada ao mercado dos primeiros big bags (embalagens que fazem o armazenamento e transporte de insumos agrícolas, como o fertilizante) sustentáveis. A companhia investiu em dois modelos: o rPET (PET reciclado), que é fabricado com plástico reciclado e possibilitando 100% da reciclagem do material, e o produzido com resina PCR (resina pós consumo), com até 50% de material reciclado. Ambos estão disponíveis já em 2023, ano em que a empresa contará com metade de seu portfólio entregue em big bags sustentáveis, com a meta de alcançar 100% no futuro. “A Yara tem a ambição de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza. E, para isto, vamos além do produto. Todos os processos precisam ser sustentáveis, inclusive o armazenamento dos insumos. Por isso, introduzimos no mercado as embalagens produzidas com materiais recicláveis, que agregarão ainda mais valor à oferta da Yara ao produtor rural e a toda a cadeia do alimento”, afirma Fabiana Vargas, diretora de Compras Indiretas da Yara. 

O primeiro modelo de big bag, também conhecido como rPET, substituirá parte do volume produzido com polipropileno, material utilizado atualmente na confecção das embalagens e que possui limitações no seu processo de reciclagem e reprocessamento. Cada big bag fabricado com a nova matéria-prima (PET reciclado) reduz 0,56kg de emissões de CO² em comparação à embalagem tradicional. O outro modelo de embalagem que será adotado pela Yara em 2023, produzido em resina PCR, utiliza 19% menos água no processo, e reduz em 18% a emissão de gás carbônico, quando comparado ao big bag tradicional. “Este modelo suporta uma mudança referente ao portfólio que já trabalhamos e também é um passo importante na transição para modelos mais sustentáveis”, explica a diretora. 

Os novos big bags garantem a mesma funcionalidade e segurança no manuseio das embalagens atuais e vão retirar, inicialmente, cerca de 2 mil toneladas de plástico virgem de origem fóssil do campo. “Estamos implementando o primeiro projeto bag-to-bag do mercado, em que os big bags usados no campo serão processados e reciclados para serem big bags de novo. Ao trabalharmos com um material reciclável fomentaremos a economia circular de toda a cadeia, com impactos positivos para vários segmentos econômicos, inclusive o de cooperativas e catadores”, finaliza Fabiana Vargas.

Sobre a Yara Brasil
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. 

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.