A Rasip, marca pertencente à RAR – idealizada por Raul Anselmo Randon -, anunciou o lançamento da Belgala, um novo clone de maçã Gala, já protegido e registrado junto ao Ministério da Agricultura e ao INPI, que se destaca por sua coloração e resistência ampliada à Glomerella. O presidente executivo da RAR, Sergio Martins Barbosa, revelou que, entre os diferenciais da fruta, está o incremento da produtividade em função de suas resistências à doença.
Sergio também contou que em seu primeiro lote de comercialização, foram vendidas aproximadamente 55 toneladas da fruta, com foco principal em apresentar a nova variedade ao mercado. A expectativa da empresa é que, nos próximos quatro anos, o volume de produção seja aumentado a partir dos 70 hectares de novos pomares plantados em 2024 deste clone. “Referente à Belgala, plantaremos apenas o clone com resistência à Glomerella, que reduz a necessidade de tratamentos de 20% a 30% para esta doença, que causou cerca de 10% a 15% de perdas de produção na última safra brasileira. Esse novo desenvolvimento irá impulsionar ainda mais o mercado nacional e futuramente será destinada parte para exportação”, finalizou.
Celso Zancan, diretor da Rasip, acrescentou como foi o processo de desenvolvimento do novo clone. “As mutações em macieiras ocorrem de maneira espontânea na natureza, sendo parte importante no ciclo evolutivo da planta. Eventualmente, surgem com características que podem ser positivas ou negativas, as mais comuns estão relacionadas à cor, onde clones como a Belgala tendem a ser mais estáveis”, comentou.
“Cultivada nos nossos pomares com o máximo cuidado, e selecionada pela sua qualidade superior, é a fruta mais nobre do nosso portfólio, perfeita para quem valoriza sabor, textura e estética. Ela é um produto único que levará uma nova experiência ao consumidor”, contou o diretor da RASIP. No último ano, a Rasip iniciou a expansão de mais 200 hectares, que serão utilizados para o cultivo de maçãs Belgala.
Uma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país – os primeiros pomares foram plantados na década de 1970, a Rasip tem como premissa o planejamento e execução de todos os processos a fim de garantir a excelência do produto final. Desde a colheita no campo, passando pelo atendimento personalizado, até a eficiência na entrega, a empresa prima pela satisfação plena do cliente, pois entende que este resultado é a única condição para atuar competitivamente no mercado, sustentando seu crescimento e visão de futuro. Possui a certificação Global G.A.P. (Global/Good Agricultural Pratice), que garante um produto seguro, livre de contaminação, permitindo assim sua comercialização nas maiores redes de produtos alimentícios do mundo.
Sobre a RAR – A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil, comprometida com a inovação e a sustentabilidade. Com um legado voltado para o futuro, nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados como queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos.
A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A RAR, com sede em Vacaria (RS), conta ainda com linha de 32 rótulos entre vinhos e espumantes, nacionais e importados, e azeite de oliva produzido a partir de olivares próprios