O 12º Fórum do Biogás foi oficialmente aberto nesta terça-feira, no São Paulo Expo, reunindo autoridades, lideranças empresariais e representantes de órgãos públicos para marcar o início de dois dias de debates sobre o futuro da transição energética no Brasil. A solenidade destacou a entrega do Prêmio Liderança em Biometano 2025 ao prefeito Ricardo Nunes (FOTO INTERNA), em reconhecimento ao seu protagonismo na adoção do biometano na frota de ônibus do transporte público da capital paulista. O prefeito, que assinou durante a cerimônia um decreto municipal para ampliar o uso de combustíveis renováveis, celebrou a conquista lembrando que a cidade já conta com 150 caminhões movidos a biometano. “Esse reconhecimento é muito importante porque mostra que acreditamos em uma solução viável, que transforma resíduos locais em energia limpa para transportar a população. Estamos dando um exemplo para o Brasil e o mundo”, afirmou o prefeito.
Outro homenageado da solenidade foi Pietro Sampaio Mendes, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), reconhecido pelo papel decisivo na publicação da Resolução nº 685 e em outras iniciativas regulatórias que abriram caminho para a inserção do biometano no mercado brasileiro. “Fazer a transição energética na prática exige muito esforço. O biometano é hoje uma realidade construída com base em regulação, inovação e compromisso com o futuro”, destacou Mendes, ao ressaltar a importância da atuação conjunta para o avanço das energias renováveis.
A abertura também contou com a assinatura de um acordo de cooperação entre a ABiogás e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), oficializado por Renata Isfer, presidente executiva da ABiogás, e Álvaro Toubes Prata, diretor-presidente da EMBRAPII. A iniciativa visa fortalecer projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), aproximando empresas associadas das Unidades EMBRAPII. “A abertura do Fórum simboliza o ponto de encontro entre inovação, política pública e coragem empresarial. A assinatura deste acordo reforça a visão de futuro da ABiogás em articular a sociedade em prol de soluções de impacto para a transição energética”, afirmou Renata.
Na ocasião, Magda Chambriard, presidente da Petrobras, ressaltou a importância do biogás e do biometano no avanço da agenda de inclusão energética e sustentabilidade, destacando a necessidade de ampliar o acesso da população a fontes renováveis. A fala foi reforçada pelo deputado federal Arnaldo Jardim, presidente da Comissão de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados, que defendeu a construção de uma política robusta para acelerar a descarbonização. Para Alessandro Gardemann, presidente do Conselho de Administração da ABiogás, a abertura do Fórum reflete a consolidação do setor. “O recorde de inscritos nesta edição mostra que o Brasil está preparado para transformar o biogás em vetor da transição energética. A política baseada em competitividade e inovação está gerando resultados concretos, como vemos hoje em São Paulo”, afirmou Gardemann.
Lançamento
O primeiro dia da programação também foi marcada pelo lançamento da plataforma estratégica em Power BI, desenvolvida pela ABiogás para mapear políticas de incentivo, tributos e linhas de financiamento em todo o Brasil, dando mais transparência e agilidade às decisões do setor. Segundo Isfer, a ferramenta potencializa o alcance do biogás e do biometano. É um exemplo concreto de como o evento gera soluções práticas para acelerar o desenvolvimento do setor. Nosso compromisso é transformar debates em ações que ampliem investimentos, gerem empregos e fortaleçam o protagonismo do biogás e do biometano no Brasil”, conclui.
O 12º Fórum do Biogás segue até amanhã, 3 de setembro, com os painéis “Obrigação e Oportunidade: como os agentes estão se preparando para cumprir o mandato de biometano” e “Avanços na Mobilidade: o que falta para decolar?”. Às 11h, os temas abordados serão “Certificados de Garantia de Origem de biometano: Mitos e Verdades” e “Logística do biometano: conectar é preciso”. No período da tarde os participantes poderão acompanhar os debates sobre “O Novo Capítulo da Energia Renovável Brasileira” e “Waste-to-Energy: o futuro dos Resíduos Sólidos Urbanos”. Por fim, os painéis simultâneos tratarão de “Contratação: desafios e oportunidades de trabalho no setor de biogás e biometano” e “Inovar para Avançar: as fronteiras tecnológicas do biogás e do biometano”.
Além da programação técnica, a edição de 2025 contará com delegações estrangeiras, rodadas com compradores de energia, e sessões voltadas à certificação de carbono e mecanismos de financiamento climático. O São Paulo Expo, localizado na zona sul da capital, oferece fácil acesso (metrô Jabaquara, Rodovia dos Imigrantes e Aeroporto de Congonhas), além de estar cercado por ampla rede hoteleira. O 12º Fórum do Biogás conta com a Petrobras como Patrocinadora Master. O apoio da companhia reforça o compromisso com a transição energética justa, alinhada à descarbonização da matriz e ao desenvolvimento de soluções inovadoras que promovem sustentabilidade, inclusão e competitividade no setor energético brasileiro.