23 de março de 2023

Faturamento da Adama cresceu 16% em 2022

A ADAMA (leia-se ADAMÁ), empresa exclusiva de uma das maiores holdings do agronegócio mundial, divulgou anteontem (21/03) seus resultados financeiros do período de 12 meses, encerrado em 31 de dezembro de 2022, e as vendas atingiram um recorde de US 5,570 milhões, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Na América Latina, as vendas da empresa cresceram 25% em 2022 e o aumento das vendas no período do ano inteiro refletiu a forte demanda do mercado por defensivos agrícolas, liderada pelas vendas no Brasil.

 

Na América Latina, a ADAMA faturou US 1,6 bilhão e a região é responsável por 42% do crescimento das vendas globais da empresa em 2022. O Brasil é o carro-chefe da multinacional, liderando as vendas devido à forte demanda do mercado por produtos de proteção de cultivos. No acumulado do ano, a companhia obteve um crescimento muito forte nas vendas no Brasil, impulsionado por preços, volumes e lançamentos de novas formulações inovadoras, como o fungicida Armero® e o herbicida Araddo®. A desaceleração das vendas no Brasil no quarto trimestre deveu-se ao avanço das vendas do quarto trimestre de 2022 para o terceiro trimestre.

 

Ignacio Dominguez (foto), CEO da ADAMA, afirmou: “Ao entrarmos em 2023, refletimos sobre o ano marcante que foi 2022. Este foi um ano em que o mercado de proteção de cultivos experimentou um crescimento excepcional, tanto em volumes quanto principalmente em preços para compensar o aumento de custos. Fico feliz em dizer que a ADAMA cresceu com o mercado atingindo recordes de vendas e EBITDA em 2022”.

 

O Brasil, principal frente de negócios da ADAMA no mundo, mantém seus investimentos no país para entregar ao agricultor as melhores tecnologias e ferramentas mais sustentáveis ​​que o ajudem a alcançar cada vez mais produtividade e rentabilidade. Todos os lançamentos programados para os próximos anos — que incluem as biossoluções, segmento em que a subsidiária estreou em 2022 — são fundamentais na estratégia da empresa.


Também em 2022, inaugurou uma nova fábrica em Taquari (RS) com foco na síntese de novos produtos (princípios ativos). Ela se juntou ao complexo Taquari, com foco no mercado de soja, com investimento previsto de R
 300 milhões. Na fábrica, a empresa está produzindo dois princípios ativos (protioconazol e picoxistrobina) que serão usados ​​na formulação de cinco novos fungicidas para soja e algodão, produtos que chegarão ao mercado em três anos. Esta é a primeira fábrica de protioconazol do país. Até então, a ADAMA trazia o princípio ativo de sua fábrica em Israel, onde fica a sede global da empresa. “Poucas fábricas sintetizam ativos no Brasil, então isso nos dá uma vantagem competitiva aqui”, disse Romeu Stanguerlin, CEO da ADAMA Brasil, na inauguração da fábrica.

“À medida que 2022 avançava, os preços das commodities agrícolas mantiveram níveis historicamente altos. Isso continuou em 2023, enquanto os preços de fertilizantes e energia diminuíram em um ritmo mais lento, levando a uma lucratividade menor, mas ainda historicamente alta, do agricultor. Com altos estoques no mercado, prevemos um retorno gradual à normalização do mercado de defensivos agrícolas no segundo semestre de 2023”, afirmou Dominguez. E acrescentou: “acreditamos que em 2023 os agricultores continuarão a investir em defensivos agrícolas que lhes tragam valor incremental. Em 2022, a ADAMA entregou muitas soluções diferenciadas ao mercado, otimizando sua oferta para agricultores de todo o mundo, mantendo a simplicidade nos negócios, e pretende continuar fazendo isso em 2023.”

 

Sobre a ADAMAA ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação. Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.