Companhia apresenta EBITDA de R$ 1,9 bilhão, quase o dobro do quarto trimestre de 2022, e margem de 13,2%
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, reportou no quarto trimestre de 2023 um lucro líquido de R$ 823 milhões, desconsiderando os impactos da hiperinflação da Turquia, que totalizaram R$ 68 milhões, e geração de caixa livre de R$ 613 milhões. A empresa apresentou EBITDA de R$ 1,9 bilhão, quase o dobro do valor apresentado no 4T22, e atingiu uma margem de 13,2%. No ano, o lucro fiscal da BRF foi de R$ 218,8 milhões. Os resultados foram impulsionados por uma melhor performance operacional e pela disciplina financeira da Companhia, que também contribuíram para a redução significativa da alavancagem (2,01x). No consolidado do ano, a BRF apresentou EBITDA de R$ 4,7 bilhões, 15% superior a 2022 (R$ 4,1 bilhões), em um ano marcado pelos desafios da sobre oferta de frango.
“Ao longo de 2023, nos mantivemos focados em executar com excelência o nosso plano de negócios, capturando ganhos de eficiência a cada trimestre e fechando o 4T23 com geração de caixa e lucro líquido. Enfrentamos um ano desafiador e tomamos boas decisões, seguindo uma estratégia de grãos bem definida e ampliando nosso acesso a diferentes mercados por meio das novas habilitações”, afirma Miguel Gularte, CEO da BRF. O modelo de inteligência preditiva da Companhia, somado aos ganhos de eficiência do programa BRF+, permitiu à empresa capitalizar no tempo correto a originação de grãos com a queda de preços, resultando em importante retração dos custos no segundo semestre. A contínua evolução da execução comercial, o melhor desempenho de todo o portfólio de produtos e a consistência do trabalho das marcas Sadia, Perdigão e Qualy ampararam o avanço da rentabilidade no Brasil, outro destaque do ano.
O programa de eficiência seguiu trazendo resultados de forma consistente e apresentou capturas de R$ 525 milhões no 4T23, totalizando R$ 2,2 bilhões em 2023. Adicionalmente, a Companhia registrou os menores níveis de desconto FIFO dos últimos anos, demonstrando maior integração entre planejamento de produção e vendas. Os estoques de produto acabado no mercado internacional foram reduzidos de maneira significativa, em 77 mil toneladas, terminando o ano com os menores níveis históricos de estoques sem vendas e em portos.
No Brasil, no quarto trimestre, a Companhia apresentou margem EBITDA de 15,6%, superior aos 9,1% registrados no 4T22. A execução comercial seguiu evoluindo, com aumento na disponibilidade de produtos (+4 p.p.) na comparação com o 4T22 e ganho contínuo de share de espaço em loja (+3 p.p) vs 4T22. Em 2023, a base comercial cresceu com 17,5 mil novos clientes, alcançando mais de 280 mil pontos de venda. Os níveis de serviço logístico atingiram patamares recordes, registrando melhora significativa no pequeno varejo (+8,1 p.p vs 2022). A excelente campanha de comemorativos coroou o período com sucesso, apoiada pela aderência aos preços sugeridos, além de investimentos em comunicação e publicidade.
Na operação Internacional, a recuperação do preço da proteína in natura foi responsável pelo retorno da margem EBITDA de duplo dígito (11,1%) neste trimestre. A BRF apresentou crescimento da rentabilidade com recuperação relevante dos preços em todas as geografias. Destaque para a região do GCC onde houve ganho de market share de processados (2,2 p.p vs 2022), em linha com a estratégia de aumento do volume de itens de valor agregado. A diversificação de mercados seguiu consistente com a retomada das exportações para o Reino Unido no 4T23. Ao todo, a empresa conquistou 66 novas habilitações ao longo de 2023 para novos destinos na América Latina, Ásia, Europa e África do Sul. As marcas Sadia e Banvit seguem líderes de mercado no Halal.
“O ano foi marcado pela consistência da nossa disciplina financeira aliada à melhoria operacional. Reforçamos a estrutura de capital da Companhia, reduzindo a dívida líquida em quase R$ 6 bilhões, o que resultou na queda de 1,74x da alavancagem e finalizando o ano em 2,01x. Apresentamos geração de caixa no segundo semestre, conforme o planejado”, destaca o vice-presidente de Finanças e RI da BRF, Fábio Mariano.
A agenda de sustentabilidade também registrou importantes conquistas em 2023. A BRF se manteve na carteira do ISE e do Índice Carbono Eficiente (ICO 2), ambos organizados pela B3 e avançamos nas cinco dimensões do ISE, com destaque para Modelo de Negócio e Inovação. A Companhia reduziu em 26% as emissões totais do escopo 1 e 2 em relação ao ano base de 2019 e finalizou o mapeamento completo das emissões de nossa cadeia (escopo 3). A empresa seguiu investindo no desenvolvimento dos colaboradores, apresentando melhoria em todos os principais indicadores como engajamento, absenteísmo e turnover. Destaque para os índices de segurança do trabalho, que apresentaram os melhores resultados históricos, consolidando a BRF como referência de mercado.
“Os números do último trimestre de 2023 confirmam a capacidade de gestão do nosso time com foco e disciplina. Entramos em 2024 motivados pelos resultados atingidos e com a versão 2.0 do BRF+ já em andamento. Abrimos um novo capítulo da história da Companhia com a consolidação da Marfrig como acionista controlador com 50,06% de participação e confiantes em seguir nossa jornada de evolução com empenho, agilidade, simplicidade e eficiência”, finaliza Miguel Gularte.