O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações celebra a nomeação de Roberto Betancourt, atual presidente do Conselho de Administração do Sindirações, como vice-presidente da Federação Internacional da Indústria de Alimentação Animal (IFIF). A decisão foi tomada durante a assembleia geral da federação, realizada neste 1º de outubro, e marca mais um importante avanço da representatividade brasileira no cenário mundial da nutrição animal.
Na mesma ocasião, a IFIF também renovou a nomeação de Bruno Caputi, coordenador de assuntos regulatórios do Sindirações, para a coordenação do Comitê Regulatório da entidade global, fortalecendo a voz do Brasil nos debates e decisões estratégicas internacionais. Betancourt, reconhecido por sua experiência e liderança na indústria, assume o novo cargo global com a missão de fortalecer a colaboração internacional, impulsionar avanços regulatórios e promover a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva da alimentação animal.
“A indicação para a vice-presidência da IFIF é uma honra e uma grande responsabilidade. Pretendo trabalhar para integrar ainda mais as iniciativas globais, garantindo que as necessidades e potencialidades da América Latina estejam presentes nas decisões estratégicas da federação”, destacou Betancourt, que também preside a Feedlatina/Asociación de las Industrias de Alimentos para Animales de America Latina Y Caribe, sediada em Montevideu, além de exercer as vice-presidências do IPA (Instituto Pensar Agropecuária)/think tank estabelecido em Brasília e da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
A IFIF passa a ser presidida por Constance Cullman, CEO da AFIA (Associação da Indústria de Alimentação Animal dos Estados Unidos). Juntos, Betancourt e Cullman terão o desafio de ampliar o diálogo entre países e blocos econômicos, favorecendo maior integração e fortalecimento do setor. A IFIF reúne associações nacionais de mais de 40 países, representando um setor essencial para a produção mundial de alimentos e a segurança alimentar. A presença do Sindirações em sua diretoria executiva simboliza um passo relevante para garantir diversidade de perspectivas, inovação tecnológica e práticas responsáveis no setor global.
Sobre o Sindirações – O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal atua como interlocutor da indústria de alimentação animal com o objetivo de promover um ambiente competitivo adequado para a produção do alimento animal seguro. Fundado em 1953, o Sindirações é o principal representante da indústria brasileira de rações, concentrados, núcleos, premixes e suplementos/sal mineral junto aos principais organismos nacionais e internacionais. A entidade reúne aproximadamente 150 associados, que representam 90% do mercado de produtos destinados à alimentação animal, incluindo as empresas que importam e comercializam insumos, e aquelas que utilizam para consumo próprio.
As prioridades concentram-se na segurança dos alimentos; regulamentação; negociação trabalhista; acreditação de programas de qualidade; contribuição para assuntos tributários; garantia de suprimento; participação ativa perante organismos internacionais e garantia da sustentabilidade econômico-financeira do setor. Com sede em São Paulo, no edifício da FIESP, o Sindirações é filiado à Feedlatina e à IFIF.


