Na sexta-feira (26/04), duas premiações marcaram o segundo dia de Expofrísia e Digital Agro, que aconteceu até este sábado (27/04), no Parque Histórico de Carambeí, em Carambeí (PR). Os Destaques do Ano, que busca valorizar o trabalho e a produção dos cooperados da Frísia, e o Concurso de Silagem: Premiação Pecuária e Agrícola, que reconhece e divulga a cadeia de produção de silagem de milho.
“Os dois primeiros dias de evento foram um sucesso, inclusive percebemos movimentação acima da expectativa. Mais uma vez a feira traz esse diferencial de ser um evento de cunho técnico, com muita informação, muito conteúdo nas áreas que refletem uma melhor produtividade no campo, gestão e também essa pegada de uma produção mais sustentável, de conscientização”, afirma Luciano Tonon, coordenador de Eventos e Cooperativismo da Frísia.
Tonon destaca também que os cooperados estão sempre atentos às mudanças do mercado, buscando se aprimorar. “Hoje, a gente vê uma evolução, um produtor rural superantenado, que busca as melhores práticas, ambientalmente corretas, que saiba usar os recursos escassos, saiba usar a inovação e a tecnologia de forma inteligente, com menos desperdício. Eles estão também mais focados. É uma geração que vem totalmente atenta aos movimentos mercadológicos, com um crescimento muito voltado à gestão rural e à questão social e ambiental”, comenta.
A participação nas cerca de 20 palestras e as premiações entregues durante a Expofrísia refletem esse perfil de produtor rural, que está sempre buscando melhorar a sua produtividade de modo sustentável. Foram premiados os melhores produtores de silagem da etapa Frísia. O prêmio foi criado para valorizar, reconhecer e divulgar a cadeia de produção de silagem de milho, premiando os responsáveis pelas melhores silagens.
Primeiros lugares – O produtor Reinaldo Jorge Schmidt ficou em primeiro lugar, seguido por Pleun Arthur Voorsluys, em segundo, e Ivanor Luiz Müller e Vilmar Saggin Müller, em terceiro. Allyson Matheus Milek e Fernando Solano Baptista foram os primeiros na categoria Técnico Pecuária e Renata Elizabeth Harms Buhrer foi premiada na categoria Técnica Lavoura.
O prêmio Destaques do Ano tem o objetivo de valorizar o trabalho e a produção dos cooperados Frísia. Uma das novidades deste ano está a divisão da premiação agrícola em novas categorias, tendo como parâmetro o tamanho da área cultivada.
Confira os primeiros colocados por categoria:
Produtividade Pecuária Suínos, terminadores UPL – Ronnie van Santen.
Produtividade Agrícola Soja – safra 2022/2023 – até 150 hectares – Sandro Lustosa Schneider.
Produtividade Agrícola Soja – safra 2022/2023 – acima de 150 hectares – Cornélio Dykstra.
Produtividade Agrícola Soja Geral – safra 2022/2023 – Cornélio Dykstra.
Produtividade Agrícola Milho – safra 2022/2023 – até 100 hectares Henri van Westering.
Produtividade Agrícola Milho – safra 2022/2023 – acima de 100 hectares – Geraldo Slob.
Produtividade Agrícola Milho Geral – safra 2022/2023 – Geraldo Slob.
Produtividade Agrícola Trigo – safra 2023/2023 – até 200 hectares – Dick Carlos de Geus.
Produtividade Agrícola Trigo – safra 2023/2023 – acima de 200 hectares – Geraldo Slob.
Produtividade Agrícola Trigo Geral – safra 2022/2023 – Dick Carlos de Geus.
Produtividade Agrícola Cevada – safra 2023/2023 – Simon Willem Biersteker.
Produtividade Pecuária Leite – produção de 0 a 1.000 litros por dia – Manuel Henrique Antão Junior.
Produtividade Pecuária Leite – produção de 1.001 a 3.000 litros por dia – Matias Hampf.
Produtividade Pecuária Leite – produção de 3.001 a 6.000 litros por dia – Gilberto Georg Degger.
Produtividade Pecuária Leite – produção acima de 6.000 litros por dia – Raphael Cornélis Hoogerheide.
Produtividade Pecuária Leite Geral – premiação geral – Matias Hampf.