Evento com 20 empresas será realizado de 22 a 24 de agosto, no parque da Coopavel, em Cascavel (PR).
A Embrapa, em parceria com a Fundação Meridional, lançará no Show Rural de Inverno a cultivar de triticale Tambaqui e serão apresentadas cinco cultivares de trigo, além de debatidos diferentes temas técnicos. A Embrapa Trigo apresentará três cultivares de trigo e duas de cevada.
ABRS Tambaqui é aprimeira cultivar de triticale do mercado com resistência à germinação na espiga. A cultivar possui ciclo precoce, produtiva, com ampla adaptação e excelente estabilidade no rendimento de grãos. A BRS Coleiro é um pré-lançamento (em fase de multiplicação de sementes) que se destaca por ser um trigo da classe melhorador, grão extra duro, de ciclo médio, com ampla adaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos.
A cultivar BRS Jacana é um trigo da classe Pão, ideal para o fabrico do tradicional “pão francês”, farinha branca, de ciclo precoce, grão duro, moderadamente resistente ao acamamento. O BRS Atobá é uma cultivar de trigo melhorador de ciclo precoce com ampla adaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos nas três regiões tritícolas. Já cultivar BRS Sanhaço é um trigo de ciclo médio, com boa capacidade de perfilhamento em regiões mais frias, apresentando uma boa resistência às manchas foliares, giberela, debulha e ao acamamento. É um trigo da classe Pão.
A Embrapa Trigo apresenta a cultivar BRS Belajoia de ciclo precoce, para plantio nas Regiões 1 e 2 do RS e SC e Região 1 do PR que entrega o melhor pacote fitossanitário do mercado, permitindo a redução de custos no controle de doenças. A BRS Reponte obteve o título de campeã em produtividade, segundo o Ensaios Estadual de Cultivares de Trigo 2016, com resultado médio de 102 sc/ha (6.136 kg). Pode ser utilizada para panificação, mas também se enquadra no perfil de trigo exportação.
A cultivar BRS Tarumaxi é indicada para a produção de forragem (adaptada ao período prolongado de pastejo) nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Apresenta ciclo tardio e pode ser semeada antes do período indicado, quando submetida a corte ou pastejo, em sistemas de integração lavoura e pecuária no Sul do Brasil. A BRS Korbel e um cultivar de cevada cervejeira de duas fileiras de grãos, de ciclo tardio precoce e alto potencial produtivo. Indicada para plantio em junho, espigamento entre 85 e 90 dias e ponto de colheita entre 125 e 135 dias. Por sua vez, a BRS Entressafra é uma cevada forrageira, em fase de multiplicação de sementes, com previsão para chegar ao mercado em 2024. Os rendimentos de grãos giram entre 2 mil e 3,5 mil kg/ha e entre 4 a 5 mil kg/ha de massa seca. A cultivar é exigente em solos corrigidos e com boa fertilidade.
O evento – Destinado a triticultores, agricultores, filhos e mulheres de produtores rurais, técnicos e acadêmicos, o Show Rural Coopavel de Inverno acontece pela quarta vez. Vinte empresas vão apresentar novidades para culturas de inverno, principalmente cultivares de trigo em área da cooperativa no KM-577 da BR-277, em Cascavel (PR). A abertura dos portões será às 8h30, diariamente. O acesso ao parque não tem custos, bem como utilizar o estacionamento. Neste ano, o almoço dos participantes também será gratuito.