A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) divulgou hoje comunicado recomendando a todas as hípicas filiadas no país o cancelamento ou adiamento de todos os eventos hípicos programados para o período de 16 a 30 deste mês. A orientação é causada pela recente ocorrência de casos de herpesvirus equino tipo 1 (EHV-1), registrados na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba. Foram duas éguas com testes positivos para a doença e uma delas morreu. Os animais haviam participado de uma competição em São Paulo. O EHV-1, que provoca a mieloencefalopatia Herpétic (EHM), não possui carater zoonótico, ou seja, não há transmissão do doença para os humanos.
A entidade acrescenta que a orientação vale até o final desse período, quando uma nova manifestação será divulgada oficialmente. Outra recomendação firme da confederação é para que as hípicas cancelem os eventos que impliquem em trânsito de animais. Também orienta o monitoramento diário de todos os animais que tenham participado de competições estaduais, nacionais ou internacionais nos meses de julho, agosto e setembro deste ano. A medição de temperatura e outros cuidados devem ficar a cargo dos respectivos veterinários.
“Estas medidas visam reduzir a circulação de equinos e prevenir a propagação do vírus, garantindo a segurança sanitária dos animais”, diz o comunicado. A entidade indica aos organizadores de eventos e proprietários dos equinos sigam rigorosamente os protocolos sanitários, evitando a movimentação dos animais entre diferentes localidades.
“Durante este período, orientamos que a temperatura dos animais seja aferida duas vezes ao dia, especialmente nos eventos em curso durante este final de semana, tomando todas as precauções para evitar contato entre animais e possível portabilidade do vírus através de materiais utilizados em comum”, acrescenta a manifestação da confederação. O documento é assinado pelo presidente da CBH, Fernando Augusto Sperb, e pelo Diretor Veterinário da entidade, Marcello Augusto Iaconelli Servos.