27 de fevereiro de 2012

Tecnoeste 2012: Seminários abordam preocupações da Suinocultura e Bovinocultura de Leite

A Tecnoeste 2012 – 11ª edição do Show Tecnológico Ruraldo Oeste Catarinense, evento que será realizado de 29 de fevereiro a 2 de março, apresentará, nos dias 1º e 2 de março, ao público dois grandes seminários. O VII Seminário Catarinense da Qualidade do Leite e I Painel Controle de Mastite e Redução de Contagem de Células Somáticas – CCS será realizado no dia 1º, no auditório da Fabet. O objetivo do evento é atualizar conceitos, discutir a qualidade do leite, controle da mastite, mercados e estratégias para aumentar a eficiência produtiva de rebanhos leiteiros.

A programação começa às 7h15 com entrega de material. Às 8h20, será realizada a abertura oficial. A primeira palestra será às 8h45. O tema Efeitos da nutrição na imunidade da glândula mamária será apresentado pelo médico veterinário, Roberto Ximenes Bolsanello de Tortuga/SC. Ainda pela manhã, o público deverá acompanhar uma palestra com o professor Marcos Veigas dos Santos, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Pirassununga/SP. À tarde, a partir das 14h00, inicia o I Painel Controle de Mastite e Redução de Contagem de Células Somáticas – CCS, a cargo também do professor paulista.

Na sexta-feira, 2/3, será a vez dos produtores de suínos ampliarem seus conhecimentos. O VI Seminário da Suinocultura também inicia às 9h00. Serão duas palestras, a primeira, com o tema, Energias Renováveis: com ênfase no biogás, está marcada para as 9h15, e estará a cargo de um representado da Itaipu Bi Nacional.

“Queremos mostrar aos produtores que o uso de materiais orgânicos para a produção de biogás, além de limpar a atmosfera e reduzir as mudanças climáticas, também pode ser uma fonte de renda”, explica o coordenador de suinocultura da Tecnoeste, Adriano Holdefer.

As 10h30, Júnior Salvador, da Agriness, falará sobre Profissionalização da gestão a atividade de suinocultura. “Sabemos que o agronegócio é a principal fonte do crescimento econômico no Brasil. Por isso, o aprimoramento continuo e os investimentos neste setor são essenciais”, afirma Holdefer, que considera a gestão rural fundamental. Para ele, o produtor precisa conhecer a rentabilidade do setor e suas viabilidades e, controlar os investimentos e os gastos são procedimentos primordiais para maximizar a produção e melhorar por consequência o faturamento. “Hoje todos buscam a redução de custos. Mas isso somente é possível com a gestão da propriedade rural. Essa administração quando bem aplicada aos sistemas de produção se torna fonte de eficiência”, diz.

Todas as abordagens do Tecnoeste 2012 estão focadas no tema principal, Gestão da Propriedade Rural com foco em Resultados.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.