Tirso Meirelles, presidente da entidade, foi um dos palestrantes e destacou o papel do agronegócio do Brasil para o mundo
A edição de 10º ano do Top Farmers aconteceu nesta terça e quarta-feiras, em Campinas. O encontro contou com a presença de médios e grandes produtores, além de expositores (de maquinário à tecnologia, passando por insumos agrícolas) e autoridades do agronegócio nacional. Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, marcou presença e foi um dos palestrantes no painel ‘Desafios do Agro Brasileiro à Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar’. Durante sua exposição, o presidente da entidade enfatizou o papel do Brasil como líder global em produção e exportação agrícola, responsável por 26% do PIB nacional, os grandes desafios para garantir segurança alimentar mundial e a responsabilidade em se produzir alimentos com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
E esclareceu que o Brasil, apesar de um Código Florestal, mais rígido que o de outras nações, continua a produzir cada vez mais e mantém o compromisso com a preservação do meio ambiente. O presidente da entidade enfatizou a importância de união do setor, para criar condições específicas para uma produção eficaz e de segurança jurídica ao produtor rural. Em sua exposição também recordou o problema dos incêndios, que atingem São Paulo e ameaçam a produção estadual, bem como o resultado do PIB brasileiro. Também apresentou uma linha do tempo, dos anos 1970 aos dias atuais, onde o Brasil passa de importador de alimentos a líder global nas exportações de soja, carnes, segmento sucroalcooleiro, café e suco de laranja.
E conclamou entidades, produtores e empresários a cobrarem autoridades a respeito de melhores condições aos produtores rurais e um trabalho de informação efetiva do agronegócio, que é visto erroneamente como responsável pelas queimadas, sendo ele próprio mantenedor das regras, como estar em dia com certidões, registros e em conformidade com leis rígidas, como é o caso do Código Florestal brasileiro. “Portanto, é necessário desmistificar o agronegócio como vilão do Brasil, quando é o campo o maior responsável pela produção nacional, motor da economia, pela manutenção da sustentabilidade e cumpridor de vários regramentos. A Faesp está ao lado do produtor rural e ele pode contar conosco”, concluiu Tirso Meirelles.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.