Empresa reafirma compromisso com a saúde animal no país e no mundo desde sua fundação, em 1933
Uma das maiores indústrias veterinárias do mundo, a Vetoquinol Saúde Animal completa 15 anos de atuação no Brasil em 2026. A empresa tem sede administrativa em São Paulo, unidade fabril em Aparecida de Goiânia (GO) e conta com uma centena de profissionais técnicos e comerciais espalhados por todas as regiões do país. Essa consistente presença contribui para que a filial brasileira cumpra com a missão que é a essência da companhia: enriquecer a vida das pessoas por meio da dedicação à saúde e ao bem-estar dos animais.
“Fundada na França, a Vetoquinol é uma empresa familiar com mais de 93 anos, presente em dezenas de países, que demonstra com ações o quanto acredita no trabalho realizado no Brasil desde 2011. Recentemente, recebemos aqui o CEO Matthieu Frechin, representante da terceira geração da família fundadora. Ele deixou muito claro que vê com grande otimismo o mercado brasileiro, que já tem importante participação nos negócios da Vetoquinol e muito potencial para crescimento nos próximos anos”, destaca Jorge Espanha, diretor do Grupo Vetoquinol para América Latina e Canadá e diretor da Vetoquinol Brasil.
A Vetoquinol agrega valor aos produtores de bovinos, suínos e proprietários de equinos, cães e gatos com um portfólio completo e moderno, que reúne anti-inflamatórios, antibióticos, antiparasitários, mosquicidas e suplementos – soluções essenciais para o combate a endo e ectoparasitas, microrganismos e outras enfermidades que afetam o bem-estar e o desempenho dos animais.
Entre as principais soluções da empresa para pecuária, destacam-se o brinco mosquicida Fiprotag® 210, que zera infestações de mosca-dos-chifres em bovinos após 30 minutos da aplicação e protege animais por até 210 dias; o antiparasitário Bullmax® Premium; a linha de antimicrobianos Acura®; o anti-inflamatório Tolfedine® CS e o antibiótico Forcyl®, entre muitos outros.
Para a saúde de pets, Frontmax® Coleira representa uma inovação no combate aos parasitas. A tecnologia protege os animais contra pulgas, carrapatos e mosquitos transmissores da leishmaniose. Além dela, há vários outros produtos eficazes para o combate de infecções, parasitas, dores e inflamações. Um portfólio completo de antibióticos e produtos para mobilidade canina e felinos.
“Com essa variedade de soluções, consolidamos cada vez mais nossa posição no mercado, contribuindo com a produtividade e o desempenho da pecuária nacional e a saúde e a qualidade de vida dos pets”, pontua o executivo. “Cada vez mais, levamos conhecimento técnico e protocolos ao produtor, indo além da venda de medicamentos”, completa.
A informação de qualidade é cada vez mais essencial no campo. Não são poucos os casos de resíduos de medicamentos na carne e no leite, muitas vezes por falta de atenção à indicação da bula. Cada medicamento tem um período de carência próprio, que se inicia no momento da administração no animal para combater determinado desafio sanitário. Entre outras informações, a bula indica o período em que o leite e carne não podem ser destinados ao consumo humano. Levamos nosso compromisso muito a sério e priorizamos a orientação dos pecuaristas, com comunicados e treinamentos em todo o Brasil.
“Temos convicção de que esse tipo de ação contribui para a profissionalização do campo e para o contínuo aumento da produtividade”, conclui Jorge. A Vetoquinol segue investindo no Brasil desde a sua fundação com aquisição de dois laboratórios locais (Farmagricola e Clarion Biociência) e intensificação de registro de produtos do grupo para animais de companhia, equinos, suínos e bovinos.


