Uma das maiores feiras pet do planeta, realizada em São Paulo, movimenta o setor e supera todas as previsões de público
Quem teve a oportunidade de ir aos pavilhões do São Paulo Expo nos dias 16, 17 e 18 confirma, com absoluta convicção, que a Pet South America e a PET VET desde ano foram um enorme sucesso de público. Os dois eventos acontecem simultaneamente e mantiveram nos três dias um fluxo enorme de pessoas, entre tutores de pets, veterinários, donos de pet shops, adestradores e profissionais ligados ao mundo dos animais de estimação. Foi grande também a presença de animais, com destaque para os pet influenciadores, os cães modelos para tosa e até
os atletas.
O balanço feito pelos organizadores corrobora a avaliação. Segundo Guilherme Martinez, responsável pelos dois eventos, 41.315 pessoas passaram pelos pavilhões nos três dias – número 31% do que o registrado na edição anterior. O aumento teria sido puxado pelo crescimento na participação de médicos veterinários. Tanto que a PET VET teve público 58% maior do que em 2022.
Esses números vêm de encontro ao consenso que já se estabeleceu no Brasil de redefinição do relacionamento com os pets. “A área de cuidados com os animais de estimação vem crescendo exponencialmente no Brasil. As pessoas não veem mais os pets como viam antes: eles fazem parte da família e o bem-estar deles é tão fundamental quanto o de outros os integrantes da casa”, explica Guilherme, que é Head do Núcleo Pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora das duas feiras.
Um passeio pelos corredores das feiras era mais do que suficiente para comprovar que os amigos de quatro patas – e também os de penas ou escamas – se tornaram parte da família. E, com isso, há um espaço enorme a ser ocupado por indústrias e empresas de serviço. A Pet South America é a maior feira pet da América Latina e o principal termômetro desse mercado no país.
Os lançamentos de produtos na feira foram muitos e variados. Itens de vestimentas, acessórios, brinquedos, cosméticos, medicamentos, alimentação, novos equipamentos de uso veterinário e tudo o que mais se possa imaginar
para pets.
PARA GATOS – A Pet Society apresentou seu novo um mousse para banho a seco para gatos, da linha Chococat. Uma novidade pensada para os bichanos, que são cheios de personalidade e não gostam, por exemplo, do barulho de spray. O mousse é silencioso, evitando assustar os gatos. A empresa lançou também novos produtos da linha Hello Kitty and Friends© by Pet Society. E mostrou na feira o novo padrão de suas embalagens, que trazem um QR Code que remete a um tutorial com as explicações sobre os produtos e como utilizá-los.
O estande da Pet Society incluía duas outras divisões da empresa, a Hydra, voltada aos profissionais de pet shops, e a Soft Care, de produtos de uso veterinário como shampoos dermatolóticos e
medicamentos otológicos.
Outra que trouxe lançamento para gatos foi a Bastet, que se dedica exclusivamente a produtos para felinos. Bruna Marques, diretora da empresa junto com a mãe, Sirlene, mostrou a rede de chão, um móvel com design moderno e funcional que oferece conforto ao pet. A Bastet mostrou também sua linha de comedores ergonômicos, mais elevados e com inclinação, que ajudam a evitar que os felinos precisem se curvar na hora da alimentação.
Bruna é veterinária e atua como clínica geral de felinos, resultado de uma paixão que sempre nutriu pelos gatos. “Gato vicia”, brinca. Essa paixão vem sendo descoberta pelos brasileiros nos últimos anos. Segundo pesquisadas recentes, o número de felinos no país está crescendo mais do que o de cães.
O número de gatos saltou de 25,6 milhões, em 2020, para 27,1 milhões, em 2021, de acordo com o último Censo Pet divulgado pelo Instituto Pet Brasil. O crescimento recorde foi de 6% no mesmo período em que o número de cães subiu apenas 4%. O reflexo disso pode ser visto na variedade e quantidade de produtos para felinos na feira.
“Ainda que o número de cachorros de estimação, no Brasil, siga sendo superior, não dá para ignorar que o aumento de gatos de estimação pode indicar uma tendência. Com a vida mais agitada, a volta das atividades presenciais e a verticalização dos centros urbanos, os gatos se mostram como uma opção mais prática para quem quer uma rotina mais independente, sem os cuidados que um cachorro demanda”, explica Guilherme, da NürnbergMesse Brasil.
A Blindog apresentou em seu estande um dispositivo para ajudar cães cegos a evitar colisões e o interesse do público foi grande. “Pesquisando e conversando com médicos-veterinários, percebi que essa não era uma realidade só minha, são mais de 6 milhões de cães cegos nos lares brasileiros”, afirmou Luana Wandercy, CEO e fundadora
da marca.
A König, indústria farmacêutica exclusivamente veterinária com mais de 40 anos no mercado, também percebeu o interesse do setor pelos seus mais de 90 produtos nas categorias de fármacos e nutricionais. “A PET VET foi muito boa para a gente. A edição passada já tinha sido, então viemos com uma expectativa alta, que ainda assim foi superada. Conseguimos encontrar o público que estávamos procurando”, contou Rodolfo Lozano, gerente de vendas da empresa.
EXAMES NA CLÍNICA – A Idexx manteve uma agenda intensa de atividades em seu estande na PET VET. A empresa de origem norte-americana produz equipamentos de diagnósticos veterinários e está completando dez anos de atuação no Brasil. “Nosso negócio são os diagnósticos para cães e gatos. Estamos completando dez anos de presença vitoriosa no mercado brasileiro e escolhemos a PET VET para essa comemoração”, explica o gerente geral da Idexx Brasil, Eduardo Abrecia. O mercado da empresa, fundada há 40 anos, são as clínicas veterinárias, por isso a participação na PET VET.
“Temos as máquinas que realizam os exames na própria clínica, com resultados em oito minutos”, exemplifica Marcel Duarte, diretor comercial da Idexx Brasil. A empresa fornece os kits para realização dos exames. Além dos equipamentos, que em sua maioria são locados para as clínicas, a empresa mantém um laboratório de referência em São Paulo.
Outra participante recorrente do evento, a Bioclin, que trabalha com soluções para diagnóstico veterinário, revelou que foi possível não só fechar negócios, como conhecer novos parceiros. “Conversamos com clientes diretos como laboratórios e hospitais de todas as regiões do país. A feira nos proporcionou interações fantásticas”, disse a gerente comercial Karla Ferraz.
Também no segmento de máquinas para diagnósticos, a Foco Vet trabalha com equipamentos importados, alguns deles com marca própria. Débora Viana, diretora da empresa, explica que atualmente são comercializados 20 modelos, além de insumos para realização dos exames, totalizando cerca de 200 itens no portfólio.
Todos os equipamentos são de fabricação chinesa e passam por uma rigorosa avaliação pela empresa e depois por todos os procedimentos para validação nos órgãos responsáveis pela área de saúde. Todo o processo leva, segundo Débora, entre dois e três anos. A clientela da Foco Vet também são os veterinários que possuem clínica. “Participamos de todas as etapas da montagem do laboratório de análises na clínica veterinária. Fazemos a instalação, treinamentos, fornecemos os insumos e damos assessoria científica”, acrescenta.
PRODUÇÃO LIMPA – A Plast Pet ostentava um dos maiores estandes da feira. Com 27 anos de existência, participa da Pet South America há 21 anos. A indústria tem sede em Blumenal (SC), produz acessórios em plástico e conta com cerca de 300 itens no portfólio, parte dos quais é exportada para América Latina, Estados Unidos
e Europa.
A coordenadora de marketin da Plast Pet, Luana Barbosa, acrescenta que 80% da matéria-prima utilizada pela fábrica é de material reciclado e que não há qualquer emissão de fumaça ou cheiro na planta industrial. “A produção é a mais limpa possível”, reforça. Também não há descarte de materiais na fábrica. Entre os lançamentos da empresa estão novos dispensers de ração modelo PRO de 25, 40 e 60 litros e um canil/gatil para animais de pequeno e médio porte.