Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Trump ajuda, Lula sonha, mas União Europeia reluta em acordo com o Mercosul!

Compartilhe:

WhatsApp Image 2025-03-12 at 10.06.34

Já tratei desse assunto neste espaço várias vezes.
E até falei bobagem.
Tipo “A União Europeia nunca vai assinar acordo comercial com o Mercosul. Principalmente, porque a França e os produtores rurais europeus não querem”.
Esse é o pensamento deles, mesmo, e, por isso, as conversas se arrastam há mais de trinta anos.
Mas eu esqueci que a vida é um processo de mudanças sem fim.
E teve o efeito Trump, aumentando os impostos de importação de vários países, incluindo os da UE.

É uma pancada muito forte para o Agro Europeu.
Um setor pouco produtivo, acalentado por dinheiro dos cidadãos (subsídios).
Se a Europa se abrir, vai ser um ‘atropelo sem fim’ pela competência, qualidade e bons preços das fazendas da América do Sul, principalmente as brasileiras.

Mas não dá para deixar o mercado deles desabastecido.
Algo mínimo precisa ser fechado com Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Depois da perda de espaço no mercado americano.
Mas França e Itália fincam o pé, de olho nos eleitores dos dois países.
E a União Europeia acabou aprovando mais proteção tarifária, restringindo as vendas de produtos brasileiros ao bloco.

O que pode complicar a assinatura do tratado.
Tão sonhado pelo presidente do Brasil, que tenta, levianamente, ser o pai das negociações.
Como já fez ao ‘sequestrar’ a descoberta do pre-sal do petróleo, uma conquista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O que vai ocorrer, afinal?
O Mercosul sonha vender para 400 milhões de consumidores europeus.
Os europeus não querem, com medo de perderem eleições pelos protestos dos produtores rurais de lá, mas precisam abastecer seus mercados e vender bastante para o sul da América.

Algo vai acontecer.
Mas, como novela que se arrasta há décadas, só não sabemos quando e como.
A ver!

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

Leia também

Encontre na AgroRevenda