Companhia apresenta produtos para completar seu portfólio e destaca Série S, que vem com 15 aprimoramentos, dentre os quais economia de combustível que pode chegar até 60%.
Na Agrishow 2025, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, realizada de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Grunner apresenta um equipamento inédito no setor sucroenergético: o ATR E, a primeira Smart Machine movida a etanol, desenvolvida em parceria com a DSA. Após estrear como conceito na edição de 2024, o modelo retorna à feira com sua produção aprimorada e pronto para iniciar operações no campo ainda no segundo semestre, no maior laboratório a céu aberto da empresa.
A Grunner também apresenta na Agrishow novidades da Série S de Smart Machines durante o evento. Um dos destaques é o novo ATR S, que estreia na feira equipado com balança eletrônica integrada, garantindo pesagem precisa em tempo real durante a colheita. Outra inovação é o retrovisor digital (Mirror Cam), tecnologia amplamente utilizada no setor de transportes que agora chega ao campo, oferecendo mais visibilidade, segurança e conforto ergonômico para o operador.
“Com visão ampliada, eliminação dos pontos cegos e desempenho superior mesmo em ambientes empoeirados ou com baixa luminosidade — condições típicas da colheita de cana — essa tecnologia eleva a segurança e a eficiência das operações no campo”, explica o diretor Comercial e de Operações da Grunner, José Reche.
Outro lançamento apresentado na feira é o ADS S, equipamento desenvolvido para a aspersão de sólidos. O modelo foi redesenhado para se tornar mais compacto, atendendo diretamente às demandas dos produtores por mais agilidade e versatilidade, especialmente em áreas com curvas de nível e terrenos de difícil acesso.
Já o novo ASP S completa a Linha S como a solução ideal para aplicação de vinhaça e fertilizantes líquidos. Agora equipado com um tanque em fibra, o modelo ganhou leveza e maior durabilidade, mantendo sua alta performance mesmo em condições severas de operação, sem comprometer a capacidade de aplicação.
Série S transforma mecanização do setor sucroenergético – O destaque da nova geração da Série S está nos seus 15 aprimoramentos, que elevam ainda mais o desempenho no campo. Entre eles, a redução do diâmetro de giro chama a atenção, passando de 27,3 metros para apenas 17 metros. “Essa mudança representa até 60% de diminuição no raio de manobra, o que contribui diretamente para uma colheita mais eficiente, com menos pisoteio da cana na linha e maior fluidez operacional”, pontua Reche.
Outro avanço importante está na distribuição mais equilibrada da carga, que proporciona mais estabilidade ao equipamento e aumenta a vida útil dos pneus. O sistema de elevação da carga de transbordo também foi redesenhado, oferecendo mais espaço livre e menor interferência na caixa de carga, o que ajuda a evitar o acúmulo de resíduos de cana.
“A participação da Grunner na Agrishow 2025 vai além da simples exposição de produtos. Vamos mostrar como as Smart Machines estão revolucionando a mecanização na cultura da cana-de-açúcar. Hoje, optar por um modelo Grunner não é apenas substituir o sistema convencional de trator e graneleira, mas, sim, dar um salto em produtividade e redução de custos dentro de um novo conceito de mecanização”, destaca o diretor da Grunner.
Sobre a Grunner – Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP). Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.
Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.
Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.