20 de junho de 2024

Fungicida da FMC reduz doenças da soja, apontam pesquisas

Resultados demonstram ainda que houve aumento de produtividade nas áreas em que o produto foi aplicado.

 

Lançado no Brasil no ano passado e com uma formulação que trouxe uma carboxamida inédita para o país, o fluindapir, o fungicida Onsuva® passou por mais de 160 testes em todo Brasil, realizados por diversas consultorias, fundações e institutos de pesquisa, em parceria com a FMC, nas safras 2023/24 e 2022/23. “O Onsuva®, produto da FMC, empresa de ciências para agricultura, é indicado para alternância dos ingredientes ativos utilizados no manejo e consequente redução da pressão de seleção dos patógenos”, explica Fábio Lemos, gerente de portfólio e culturas da FMC.

Os ensaios foram realizados por reconhecidos institutos como Agro Carregal Pesquisas, Fundação MT e Fundação ABC e demonstraram que o uso do fungicida reduziu a severidade e o número de doenças na soja, além de proporcionar o aumento da produtividade. O trabalho da Fundação ABC apurou que o aumento na produção chegou a 6,2 scs/ha. Em ambos os casos, a comparação foi feita com o manejo padrão.

No ensaio feito pela Agro Carregal, quando comparado com o manejo padrão, o Onsuva® apresentou uma seletividade 74% superior, aliviando as injúrias da soja desde as primeiras aplicações. O produto também diminuiu em 13% a severidade e a pressão de patógenos resultando em 1,9 sc/ha a mais em produtividade. Nesses ensaios realizados (desde a safra 2022/23) o manejo da FMC trouxe mais de 73% de vitória frente ao manejo padrão, na região Centro-Sul e mais de 91% de vitória no Cerrado. Na soja, o Onsuva® é indicado contra mancha parda (Septoria glycines), crestamento (Cercospora kikuchii), oídio (Microsphaera diffusa) e ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi).

Além da soja, o fungicida também é recomendado para combater as principais doenças do milho e algodão e é indicado para alternância dos ingredientes ativos utilizados no manejo, proporcionando assim, a consequente redução da pressão de seleção dos patógenos. “A formulação, balanceada com uma carboxamida inédita e de amplo espectro e um triazol altamente seletivo, proporciona um melhor manejo de doenças e rotação com outras soluções existentes no mercado, promovendo a sustentabilidade no manejo de doenças”, finaliza Lemos.

Sobre a FMC – A FMC Corporation é uma empresa global de ciências para a agricultura, dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente de constantes mudanças. As soluções inovadoras da FMC para proteção e nutrição de cultivos, como biológicos, agricultura de precisão e digital, permitem que os agricultores, consultores agrícolas e profissionais enfrentam seus maiores desafios no manejo de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Com cerca de 6.200 funcionários em mais de 100 unidades ao redor do mundo, a FMC está comprometida com a descoberta de novos ingredientes ativos para herbicidas, inseticidas, fungicidas, novas formulações de produtos químicos e biológicos e tecnologias pioneiras que são melhores para o planeta. Para saber mais, acesse o site [https://]fmc.com ou [https://]fmc.com.br e siga-nos em nossos canais no Brasil: LinkedIn® e Instagram®.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.