28 de novembro de 2021

Desafios de inovação para produção de alimentos, proteínas e fibras

Todos nós sabemos sobre o papel fundamental que o Brasil tem para a oferta de alimentos, proteínas e fibras para o mundo, especialmente para redução da fome em uma população que deve chegar a quase 10 bilhões de pessoas em 2050.  Poucos sabem, porém, para continuarmos neste papel de relevância e protagonismo que já possuímos nas últimas décadas, uma profunda transformação deverá ser realizada no campo (zona rural) e nas cidades. Melhor ainda, transformações que precisam ser entendidas por todos nós, que no dia a dia, sentamo-nos às nossas mesas, sem conhecermos de fato a realidade que está por trás do alimento que chega em nossas casas. E digo, transformações no campo e nas cidades, porque não há mais como tratarmos o campo, ou as áreas rurais de forma isoladas e não ligadas ao futuro das cidades, onde hoje se concentra a maior parte da população mundial. E no Brasil, estas transformações, que já ocorrem, são o resultado do aumento da produtividade agrícola nos diversos elos e cadeias produtivas, ganhos estes crescentes e duradouros, e sustentados por inúmeras inovações tecnológicas de Norte ao Sul do país.

Mas outros desafios acabam surgindo quase que diariamente e que merecem a atenção de pesquisadores, professores, empresas do agro e em especial dos usuários destas inovações, os produtores rurais. Novas pragas, novas doenças, falta de chuva, instabilidades climáticas, elevação dos preços dos insumos, rupturas das cadeias de suprimento, infraestrutura não otimizada, dificuldade de contratos de longo prazo (além das commodities tradicionais), sazonalidade de oferta, são alguns dos desafios que precisam ser enfrentados e atacados por estes grupos, empresas, gestores públicos e profissionais envolvidos com estes sistemas de produção de alimentos, proteínas e fibras. Os quais hoje e cada vez mais no futuro serão mais complexos, digitais, conectados e ligados ao funcionamento das cidades, pois devem contribuir para a conservação e produção de água, para estabilidade climática e sequestro de carbono, para a segurança alimentar, para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Um “baita” desafio.

Dentro deste contexto, gostaria de convidá-los para inscrever suas iniciativas e projetos para este Edital de Inovação, o Desafio InovaNutri, em parceria com a Nutricorp. Acesse o site: www.nutricorp.com.br/desafioinovanutri com seus dados e descreva o propósito do projeto. Explique quais são os problemas que você se propõe a ajudar a resolver.  O Edital está com suas inscrições abertas até dia 30 de novembro. A inscrição é muito simples e pode ser feita por pessoas físicas ou jurídicas, interessadas em participarem destas jornadas de transformação do Agro brasileiro e mundial, com soluções inovadoras e que gerem valor para os produtores rurais e para o planeta.

Data para submissão
Você poderá submeter o seu projeto até o dia 30/11/2021.

Em caso de dúvidas e consultar pelos canais:
inovanutri@nutricorp.com.br  ou @nutricorp no Instagram

Weber Amaral é PhD, professor da ESALQ, USP, produtor rural e parceiro da Nutricorp.

Sobre a Nutricorp
A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.