29 de setembro de 2023

Agro é pop e também é pod; podcast vira ferramenta de comunicação

O mundo todo vem presenciando uma onda de crescimento da produção de podcasts, mas não há dúvidas de que no Brasil esse movimento é ainda mais intenso. Apenas para dar uma amostra disso, somos o terceiro país que mais consome a mídia em questão, de acordo com um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE. Um levantamento da Listen Notes também nos coloca como o segundo maior produtor no formato.

Com uma expansão dessa envergadura, praticamente todos os setores estão, no mínimo, pensando em investir em conteúdos de áudio e vídeo. Um deles é o agro, que demonstra um crescimento anual de 14%, conforme apontado no relatório de tendências da Reptrak, e vem firmando cada vez mais sua reputação digital. Seja por conta da própria digitalização do campo ou da comunicação das boas práticas no segmento, podemos observar um aumento gigantesco nos lançamentos de podcasts relacionados ao tema, como o Agro Jovem Podcast, Crônicas do Agro, Mulheres no Agro e o Vozes do Agro, do Senar FAEMG. São produções que mostram como o formato não é uma ação isolada dentro das empresas, mas sim uma verdadeira plataforma de comunicação para o agronegócio.

Nesse sentido, há alguns motivos que reforçam como o podcast tem o potencial de se tornar uma ferramenta estratégica para as marcas do setor. Os principais deles são:

  • Há muito conteúdo no agro

Com a quantidade de informações, congressos, lives e a vontade imensurável do público especializado de querer saber mais sobre o que acontece neste ecossistema, está mais do que claro que a comunidade do agro gera muito conteúdo que pode e deve ser discutido. Por isso, não há nada melhor do que levar esses debates a uma infinidade de episódios em um programa de podcast.

  • Há muitas vozes no agro

Professores, tutores, mentores são, na sua essência, especialistas. Dentro dessa lógica, produtores rurais são um poço de muitas histórias, práticas e vivências ricas, não só para aprendizagem, mas para o desenho do futuro. Ou seja, são muitos os personagens com ensinamentos a serem transmitidos para a população do campo a cada episódio.

  • O áudio impulsiona a reputação digital

O podcast é o canal ideal para fazer um link entre uma comunidade com anseio de informações e personagens com histórias para compartilhar. O áudio, na sua base, é a melhor ferramenta de disseminação desses elementos, uma vez que o podcast se destaca por seu poder de conexão. Além disso, é uma mídia que traz a possibilidade de ser ouvida em vários momentos e locais, enquanto a pessoa realiza diversas atividades.

  • Criação de uma comunidade

Além dos personagens que fazem parte da produção do conteúdo, o podcast prospecta ouvintes fiéis e únicos. Isso ocorre pelo simples motivo de serem pessoas que possuem um interesse genuíno pelo setor agro, que tendem a acompanhar episódio por episódio de forma recorrente para alimentarem essa preferência.

  • Assuntos importantes geram engajamento imediato

Os podcasts sobre agronegócio vão muito além das histórias de produtores rurais. Os conteúdos oferecem ao público atualizações sobre regulamentações, tendências e insights transformadores em diversas áreas do setor, como agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e exploração florestal, abordando desde tecnologia até inovações. Portanto, é a plataforma ideal para compartilhar conhecimentos e experiências. Essas são apenas algumas razões que comprovam a relevância do podcast do ponto de vista corporativo – no caso, relacionado ao agro. É um formato que claramente se adapta à necessidade e objetivo de cada empresa, mas sempre explorando discussões abrangentes, não apenas ligadas a meros patrocínios de produtos e serviços. O agronegócio está na linha de frente dessa estrutura e com certeza podemos esperar muitos conteúdos de áudio e vídeo relevantes sendo criados e desenvolvidos sobre o setor nos próximos anos.

Marcio Brant é CEO e fundador da Wepod.

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