A safra 2024/25 deve alcançar o recorde de 325,7 milhões de toneladas de grãos produzidos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), representando um crescimento de 9,4% em relação à temporada anterior. O Centro-Oeste, que abriga três dos cinco maiores produtores de grãos do país — Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás —, tem papel fundamental nesse feito. A adoção de tecnologias e o fortalecimento da conectividade no campo têm sido fatores determinantes para garantir eficiência e reduzir perdas.
Em Mato Grosso, a colheita da soja já alcançou 66% da área cultivada, com um avanço semanal de 16,08 pontos percentuais, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Na Fazenda Santo Augusto, em Campo Novo do Parecis (MT), a tradição da família Sponchiado se renova por meio da tecnologia e inovação. Marlei Sponchiado, patriarca da propriedade e pioneiro no cultivo de soja na região, vê na modernização um caminho sem volta para o Agro.
Seu filho e sucessor, Vinicius, de 25 anos, compartilha da mesma visão e aposta na conectividade para contribuir com a produtividade. “O produtor que não caminhar lado a lado com a tecnologia vai ficar para trás. Hoje, o campo está tão conectado quanto a cidade.” A confiança nas soluções digitais reflete-se na frota da fazenda, composta 85% por equipamentos John Deere, garantindo eficiência e precisão nas operações agrícolas.

Os Sponchiado estão entre os produtores rurais beneficiados com a iniciativa ConectÁster, da Áster Máquinas, concessionário John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em avançada implantação na região, o projeto impacta positivamente mais de 700 mil famílias com acesso melhorado à saúde, educação e entretenimento ao levar internet a mais de 3 milhões de hectares na região.
O uso da tecnologia também gera uma maior qualidade de vida no campo. “A conectividade no campo não beneficia apenas a produção agrícola, mas impacta diretamente a vida das pessoas, para melhor. Ter internet de qualidade significa mais acesso à informação e melhores oportunidades. Isso nos honra e materializa o nosso propósito: trabalhamos para que a vida possa avançar”, aponta Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas.
Tecnologia a favor da produtividade – A conectividade no campo tem sido um divisor de águas para os produtores do Centro-Oeste. Máquinas agrícolas conectadas ao Centro de Soluções Conectadas da Áster Máquinas, em Cuiabá (MT), aumentam em até 30% o rendimento operacional, o que permite que 80% das falhas sejam resolvidas remotamente. Sinônimo de rapidez e economia nas planilhas.
Ferramentas como o Planejador de Trabalho possibilitam o envio de documentações e atualizações em tempo real, ampliando a disponibilidade dos equipamentos. Já o Combine Advisor, pacote com sete recursos de automação, auxilia na otimização da colheita, reduzindo perdas de grãos em até 13% e melhorando a qualidade em até 17%. Esses avanços tecnológicos não apenas aumentam a produtividade como também promovem uma gestão mais sustentável dos recursos agrícolas, apontam especialistas em conectividade aplicada ao Agro.
Legado de modernização – Em Mato Grosso do Sul, a colheita já alcançou 17,3% da área total, equivalente a mais de 750 mil hectares, segundo a Aprosoja/MS. O pico da colheita ocorre na janela de 14 de fevereiro a 14 de março.
Na Fazenda Volta Grande, em Sidrolândia (MS), os irmãos Paulo e Cláudio Stefanello dão continuidade a um legado de mais de cinco décadas. A família, originária de Pejuçara (RS), migrou para o estado em 1970, em busca de novas oportunidades. Desde então, a propriedade permanece sob a gestão familiar e, nesta nova safra, já colheu 35% da área de soja, com uma frota composta 85% por maquinários John Deere.
Paulo Stefanello afirma ter herdado o espírito inovador do avô, um dos primeiros agricultores do Rio Grande do Sul a adquirir um trator John Deere, ainda na década de 60. “O Brasil tem uma grande vocação para produzir alimentos em abundância. Nada é mais importante e precioso que isso.”
O uso de telemetria e análises de correção do solo permitem o acompanhamento contínuo dos resultados. “A tecnologia transformou a forma como ganhamos no campo. Hoje, conseguimos otimizar o uso dos insumos e monitorar cada detalhe do trabalho em tempo real, aumentando a eficiência e rentabilidade”, destaca Paulo.
Sobre a Áster – Fundada há 28 anos, em Campo Novo do Parecis (MT), a empresa atua em diversas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como representante exclusiva John Deere, maior fabricante de máquinas agrícolas do mundo. A Áster oferece aos seus clientes soluções integradas, fortalecendo a melhor parceira no campo para o produtor rural, contribuindo para a sua nobre missão de alimentar o mundo.