15 de fevereiro de 2024

Carreta da CNA faz sucesso no Itaipu Rural Show, em SC

Veículo itinerante da CNA também marcará presença, neste mês, na Tecnoeste em Concórdia e no Show Tecnológico Coopercampos em Campos Novos.

 

A carreta Agro pelo Brasil atraiu muitos olhares no primeiro dia do 25º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC), oeste catarinense. Lançado recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o veículo destaca as ações do Sistema CNA/Senar e do Sistema Faesc/Senar, levando tecnologia, inovação e conhecimento, além de promover ações em prol dos produtores. A feira teve início nesta quarta-feira (14) e segue até sábado (17) com uma extensa programação voltada ao agronegócio.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, a carreta Agro pelo Brasil surgiu para valorizar ainda mais o produtor rural de cada região do país. “O acesso ao conhecimento por meio de uma estrutura avançada como essa contribui para o desenvolvimento do agronegócio, tornando-o mais competitivo e eficiente”.

No primeiro dia de evento, o 1º vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, acompanhou diversas lideranças e produtores rurais que visitaram o espaço. Entre as autoridades presentes estiveram o secretário de agricultura Valdir Colatto, o presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo, o presidente do Sindicato Rural de Pinhalzinho Valdecir Paulo Reiter, o vice-presidente da Faesc e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/SC Antônio Marcos Pagani de Souza, o diretor-superintendente do Sebrae/SC Carlos Henrique Ramos Fonseca, o diretor técnico do Sebrae/SC Fábio Búrigo Zanuzzi, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC Renato Campos Carvalho, entre outros dirigentes de Sindicatos Rurais da região e personalidades do agro de todo o estado.

Clemerson salientou que, historicamente, o Sistema Faesc/Senar participa do Itaipu Rural Show, destacando o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e as demais ações destinadas ao público do campo. “Neste ano, temos a satisfação de contar com essa inovação que o Sistema CNA/Senar trouxe para fortalecermos ainda mais nossa participação nas feiras e eventos. Além do espaço de imersão e outras tecnologias que a estrutura oferece, organizamos uma extensa programação que inclui oficinas, minicursos da ATeG em várias áreas do setor produtivo, além de abordar temas como emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e apresentação das demais iniciativas do Senar/SC”.

Na manhã do primeiro dia de Itaipu Rural Show, o destaque na Carreta Agro pelo Brasil foi o espaço de imersão, onde os visitantes puderam viver uma experiência a partir de projeções de vídeos e sons impactantes. No período da tarde foi realizada a palestra da ATeG do Senar/SC que abordou o tema “Apicultura eficiente: como alcançar os resultados esperados”, com Guilherme Karlinski e a oficina “Produção de Aguardente de mel” com Mateus Pagliarini. No fim do dia, os produtores puderam prestigiar novamente o espaço de imersão.

Programação no Itaipu Rural Show

DIA 16/02

  • 08h30 às 9h30 – Espaço de Imersão;
  • 10 às 11 horas – Como emitir Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural com Flávia Fabiane Spada (Senar/SC);
  • 11 às 12 horas – Oficina: Produção artesanal de linguiça aperitivo de cordeiro com Klaus Iwes Kindlein (Senar/SC);
  • 14 às 15 horas – Estratégias Reprodutivas na Ovinocaprinocultura com Edimar Custódio  (ATeG Senar/SC);
  • 16 às 17 horas – Oficina: Produção artesanal de hambúrguer de cordeiro com Klaus Iwes Kindlein (Senar/SC);
  • 17h30 às 18h30 – Espaço de Imersão.

DIA 17/02

  • 8h30 às 9h30 – Espaço de Imersão;
  • 10 às 11 horas – Bovinocultura de corte: IATF – o que os produtores de sucesso fazem? Com Henrique Rodrigues da Fonseca (Senar/SC);
  • 11 às 12 horas – Oficina: Produção de sal temperado para churrasco com Larissa Da Fré (ATeG Senar/SC);
  • 14 às 18 horas – Espaço de Imersão.

Estrutura – A carreta foi projetada para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil e foi idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. Com ambiente destinado à harmonização e degustação de alimentos (cozinha experimental), o espaço traz uma bancada, equipamentos, utensílios e capacidade para 17 pessoas sentadas.

  • Espaço multiuso: destina-se a palestras, reuniões, oficinas e exibição de vídeos institucionais. O painel de vidro lateral pode ser aberto e criar um palco conectado ao público externo.
  • Espaço sensorial: onde os visitantes terão uma experiência única e imersiva a partir de projeções de vídeos e sons impactantes.
  • Estúdio para gravações de entrevistas e lives. O ambiente tem capacidade para até quatro participantes e é equipado com controle de áudio e vídeo, revestimento acústico, microfones e câmeras de última geração. O material produzido pode ser transmitido em tempo real, via internet.
  • Feira de produtos artesanais e tradicionais montada no ambiente externo, para venda de produtos regionais.

Carreta Agro em SC – Além do 25º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC), que iniciou nesta quarta-feira (14) e segue até sábado (17), a Carreta Agro pelo Brasil estará presente na Tecnoeste, período de 20 a 22 de fevereiro, no IFC em Concórdia e no Show Tecnológico Coopercampos, no período de 27 a 29 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Coopercampos em Campos Novos.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.