13 de março de 2024

Agrotools e Microsoft unidas pela agricultura orientada por dados

Gigante da tecnologia oferece, por meio da nuvem, armazenamento sólido e confiável ao banco de dados do agronegócio mundial da agtech.

 

Com o trabalho dos produtores cada vez mais desafiador, seja devido ao clima, às incertezas geopolíticas internacionais, ou aos requisitos ambientais cada vez mais rígidos, a Agrotools, empresa líder em tecnologia e inteligência para o agronegócio, firma uma parceria global com a Microsoft, empresa de tecnologia global, na intenção de promover uma agricultura orientada por dados e, assim, revolucionar o setor.

Pioneira no uso de tecnologia e IA no agronegócio, a Agrotools desenvolveu o maior banco de dados do agro do mundo, mas esse material precisa ser armazenado em algum lugar seguro. Apesar de ser uma empresa multi-cloud desde o início da sua operação, a parceria entre as gigantes é de longa data. “A Microsoft é a nossa principal escolha para o armazenamento em nuvem de todo o nosso acervo devido a sua solidez e confiabilidade. Além disso, a presença da empresa com infraestrutura no Brasil cumpre requisitos muito específicos de setores que a Agrotools atende, como o mercado financeiro. Essa parceria é muito valiosa para nós, atuamos com essa infraestrutura no Brasil, EUA, Argentina, Paraguai e Austrália”, explica Rafael Gomes, Diretor de Tecnologia da Informação da Agrotools.

Além do armazenamento da maior quantidade de dados para o agronegócio corporativo, a parceria contribui com a agtech na área de pesquisa e desenvolvimento em algoritmos, inteligência artificial e otimização de armazenamento. A relação das empresas também permeia no ambiente comercial com a Microsoft comercializando soluções e produtos da Agrotools em seu marketplace. “Toda a nossa inserção no agro é pautada com produtos Agrotools. Todos os produtos relacionados ao setor, tem componentes, dados, metodologias e serviços da Agrotools”, explica Tania Cosentino, CEO da Microsoft no Brasil.

A revolução do agronegócio – O Brasil é um dos principais mercados do ecossistema de inovação no agronegócio do mundo com mais de 1,7 mil agtechs. Com quase duas décadas de atuação, a Agrotools é pioneira e desempenha um papel importante na revolução digital do setor. “O novo agro é pautado em dados e precisa de segurança, solidez e escalabilidade. Não existe sustentabilidade em larga escala sem tecnologia. A parceria entre Agrotools e Microsoft representa isso, duas gigantes trabalhando em conjunto para traduzir os dados em informações estratégicas para aumentar a eficiência de todos os setores que se relacionam com o agro”, esclarece Lucas Tuffi, CSO da Agrotools.

A aceleração digital do agronegócio tem como propósito potencializar a inovação e possibilitar o uso de tecnologias e dados para apoiar o desenvolvimento do setor. Nesse cenário, a coleta qualificada de dados e o monitoramento de territórios e cadeias produtivas garantem o cumprimento dos critérios socioambientais de forma sustentável, pois torna possível compreender, em tempo real, a aplicação de práticas ESG. “Por isso, a agricultura orientada por dados é uma realidade cada vez mais necessária para todo o setor, incluindo não somente o produtor rural, como também instituições financeiras, compradores de matéria-prima, vendedores de insumos, empresas de food service, seguradoras. É a democratização dos dados para todo o agronegócio corporativo”, conclui Tuffi.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.