Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Rural Day 2025 coloca o agronegócio brasileiro no cenário da inovação global

Compartilhe:

O Rural Day chega à sua segunda edição no dia 26 de novembro de 2025, consolidando-se como um dos principais encontros entre lideranças de inovação, sustentabilidade e negócios do agronegócio brasileiro. Realizado pela Rural, o evento deve reunir mais de 400 executivos, investidores, produtores e startups em São Paulo, em um dia repleto de debates estratégicos, lançamentos de estudo inédito e conexões de alto nível. Com uma programação que transita entre macroeconomia, tendências tecnológicas, sustentabilidade e políticas públicas, o Rural Day 2025 se consolida como um espaço de referência para quem busca antecipar movimentos de mercado, identificar oportunidades e compreender os rumos da inovação no agro global. “O Rural Day é um evento de negócios e estratégia. Nosso objetivo é conectar lideranças e provocar reflexões sobre tendências que estão redefinindo o futuro do agronegócio, da transição energética à revolução tecnológica e financeira do setor. Mais do que discutir o presente, queremos inspirar decisões que posicionem o Brasil na vanguarda da inovação agro mundial”, afirma Fernando Rodrigues, Fundador e CEO da Rural.

Grande destaque do evento: painel pós-COP30 com Dr. Roberto Rodrigues
Em sua segunda edição, o Rural Day realiza o primeiro grande evento pós-COP30, trazendo uma discussão exclusiva sobre Produção de Alimentos e Energia Sustentáveis, organizada pela ABAG. O painel contará com a presença do Dr. Roberto Rodrigues, Professor Emérito da Fundação Getúlio Vargas e representante do agro global na COP30, que dividirá o palco com executivos que participaram das discussões do evento internacional. O painel “Produção de Alimentos e Energia Sustentáveis”, realizado pela ABAG, reunirá Dr. Roberto Rodrigues, Professor Emérito da Fundação Getúlio Vargas; Bruno Maier, Gerente de Advocacy Internacional da Inpasa; Sibele Kamphorst, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Syngenta; e Catarina Corrêa, Executive Manager of Public Affairs and Sustainability da Bayer. A moderação ficará a cargo de Giuliano Alves, Gerente de Sustentabilidade e Projetos da ABAG.

Cenários Econômicos e Gestão de Risco
A manhã do evento será dedicada à análise de mercado e ao planejamento estratégico, com painéis que ajudam executivos e gestores a compreender as forças econômicas que moldarão o agro em 2026. O painel “Cenário e Tendências de Commodities em 2026”, com Carlos Kawall (Oriz Partners), trará uma leitura aprofundada sobre as perspectivas globais e seus impactos diretos no agronegócio brasileiro. Na sequência, o painel “Gestão de Riscos” abordará estratégias e tecnologias para mitigar a volatilidade do setor, com Danilo Lombardi (Agroboard), Fernando Bosqueiro (Grupo Potencial) e Marco Sampaio (Rural). A moderação será de Rafael Harada (Rural).

Reforma Tributária em Debate
Um dos blocos mais aguardados do dia abordará os principais pontos e implicações da Reforma Tributária para o agro, com impacto direto sobre produtores, cooperativas, agroindústrias e startups. O debate reunirá especialistas como Marcelo Perez (BZCP), Ivo Brum (SLC Agrícola) e Marcelo Geraldelli (Coopercitrus), com mediação de José Amaral Basso Amaral. A pauta promete discutir oportunidades e desafios da nova estrutura tributária e seus reflexos na competitividade e inovação do setor.

Lançamento da versão anual do Rural Tech Report 2025
Outro momento aguardado do evento será o lançamento da versão anual do Rural Tech Report 2025, estudo que apresenta um panorama exclusivo sobre os investimentos em agfoodclimatech no Brasil e no mundo. Com moderação de Juliana Chini, sócia da Rural, o painel reúne especialistas que analisam as tendências e transformações do ecossistema de inovação agro. O relatório revela que, após um período de correção no mercado global de venture capital, 2025 marca o início de uma nova fase de maturidade, com foco em negócios sólidos, impacto sustentável e tecnologias de longo prazo. No Brasil, os investimentos se concentraram em quatro categorias principais:

  • AgFintechs, que aproximam o setor financeiro das cadeias produtivas;
  • AgBiotechs, com soluções biológicas e biotecnológicas para produtividade e sustentabilidade;
  • AgClimaTechs, que fortalecem a resiliência frente às mudanças climáticas.
  • Marketplaces: em menos quantidade, mas com maiores cheques principalmente em foodtechs de delivery

Mesmo com uma desaceleração no segundo semestre, o ano manteve desempenho acima dos níveis pré-“VC winter”, indicando estabilidade e consolidação do setor.

Apresentação das startups vencedoras do Prêmio Agrimatching 2025
Como parte da programação, o Rural Day 2025 também receberá o pitch das startups vencedoras do Prêmio Agrimatching 2025, realizado em maio durante o Rural Summit. Participam das apresentações Paula Mendes, CEO da Guarda; Mauro Júnior, CEO da Certificafé; e Johann Coelho, CEO da BemAgro.

Conectando o Agro Real ao Agrotecnológico
O painel “Conectando o Agro Real ao Agrotecnológico” abordará como soluções digitais estão transformando a gestão, a produtividade e a tomada de decisão no campo e agroindústria. Com a participação de Adriano Becker (CNH), Daniel Duft (CTC), Marlon Denez e Mariana Beckheuser (Beckheuser), o painel será moderado por Ricardo Campo (Rural). A sessão promete discutir casos práticos e tendências de integração entre o agro tradicional e o digital, revelando os caminhos da nova agricultura de dados. O evento encerra com o tradicional Rural Hour, um momento de celebração e networking entre líderes e parceiros estratégicos, dessa vez com um churrasco proporcionado pelo Hub MBRF no rooftop do Cubo. Com o apoio de grandes marcas, como Bayer, CNH, Microsoft, Oriz, Hub MBRF, Troon Capital, Agroboard, BZCP, CTC, Ingredion e Energética Santa Helena , o Rural Day 2025 reafirma o papel do Brasil como protagonista global na agenda de inovação, tecnologia e sustentabilidade no agronegócio.

rasil para o Mundo
Encerrando o ciclo de debates, o painel “Alimentos do Brasil para o Mundo” ganha relevância especial no atual contexto global, em que o Brasil se consolida como líder exportador de diversos alimentos e precisa fortalecer seu papel estratégico em meio a uma geopolítica cada vez mais complexa e competitiva. A discussão abordará como tecnologia, rastreabilidade e uma visão sistêmica das cadeias produtivas são fundamentais para garantir diversificação de mercados, agregação de valor e posicionamento do país como fornecedor confiável e sustentável no cenário internacional. Participam do debate Luiz Miyamura, VP Agribusiness LATAM na Ingredion; Gabriel Gandara, Gerente de New Ventures na MBRF; e Marcela Matos de Oliveira, Supply Chain Lead na Cargill. A moderação será conduzida por Jaque Silva, Diretora Executiva de Conteúdo e Programação do Canal Rural.

Encontre na AgroRevenda