Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Brasil e mais 5 países promovem a qualificação das análises de solos

Compartilhe:

Reunião anual do IAC avalia desempenho técnico e reforça papel estratégico do diagnóstico para sustentabilidade e produtividade

 

A qualidade das análises de solo — etapa decisiva para orientar o manejo nutricional das lavouras — estará no centro de um encontro internacional promovido pelo Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP). A iniciativa reunirá 165 laboratórios de seis países que integram o Programa de Análise de Solos para Fins Agrícolas, voltado à padronização técnica e à confiabilidade dos resultados utilizados no campo.

O evento, marcado para 24 de fevereiro, corresponde à 42ª reunião anual do programa, que avalia o desempenho das unidades participantes em diferentes parâmetros analíticos, incluindo análises químicas básicas, micronutrientes e características físicas do solo. A rede envolve instituições do Brasil, Paraguai, Bolívia, Guatemala, Colômbia e Uruguai.

Além de orientar práticas de adubação e calagem, as análises permitem monitorar a disponibilidade de nutrientes e identificar possíveis excessos de elementos tóxicos, contribuindo tanto para o aumento da produtividade quanto para a redução de impactos ambientais.

Segundo o pesquisador Heitor Cantarella, responsável pelo programa, a ferramenta é estratégica para o setor. “A análise do solo é uma ferramenta essencial para o gerenciamento da agricultura moderna ao permitir recomendações mais precisas para a aplicação de insumos, maximizando os resultados econômicos e reduzindo os impactos ambientais”, afirma.

Criado em 1984, o programa oferece mecanismos para que laboratórios monitorem a eficiência de seus processos e corrijam eventuais falhas, garantindo maior confiabilidade dos dados utilizados por agricultores e consultores.

O IAC também mantém um ensaio de proficiência voltado à análise de insumos agrícolas, incluindo fertilizantes, corretivos e substratos. De acordo com o pesquisador Fernando Zambrosi, o uso adequado desses produtos é essencial para a sustentabilidade. “Esses produtos desempenham importante papel na produção de alimentos… contudo, devem ser usados de forma racional e sustentável”, destaca.

Encontre na AgroRevenda