Visitas técnicas em Tucumán e Jujuy fortalecem cooperação entre os setores sucroenergéticos dos dois países.
De 10 a 14 de novembro, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution realiza uma missão técnica e comercial na Argentina, reunindo 26 empresas brasileiras do setor sucroenergético em uma programação voltada à integração tecnológica e à expansão de negócios. A iniciativa é promovida pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A delegação visitará usinas e grupos açucareiros nas regiões de Tucumán e Jujuy, dois dos principais polos produtores do país vizinho.
“A Argentina é um parceiro comercial muito importante para o setor sucroenergético brasileiro. Nossa tecnologia contribui para a produção de açúcar, etanol e bioenergia, e temos ainda mais soluções inovadoras a oferecer, fortalecendo a cooperação entre os dois países”, destacou Suy Machado, gerente do projeto Brazil Sugarcane.
Em Tucumán, seis usinas serão visitadas. A região se consolida como o coração açucareiro da Argentina, com mais de 17 milhões de toneladas de cana moídas em 2024, crescimento de 11% sobre 2023, e cerca de 50 mil empregos diretos gerados. Já em Jujuy, o destaque é o Grupo Ledesma, reconhecido pela diversificação industrial, que inclui a produção de papel a partir do bagaço da cana, além de açúcar e etanol.
Criado em 2007, o Projeto Brazil Sugarcane atua na promoção internacional da tecnologia e inovação brasileiras em toda a cadeia da cana-de-açúcar — do desenvolvimento genético e mecanização agrícola à automação industrial e soluções sustentáveis. Por meio de rodadas de negócios, feiras e projetos de imagem e comprador, a iniciativa tem contribuído para abrir mercados e atrair investimentos estrangeiros voltados à bioenergia.
Empresas interessadas em participar do programa devem estar ligadas ao setor sucroenergético e possuir portfólio com potencial exportador. Mais informações estão disponíveis em www.portalapla.org.br.


