Promovidas pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, competições consolidam o maior volume de avaliações da história do Programa Carne Angus Certificada
Um total de 5.220 animais participou dos concursos de carcaças da raça Angus em 2025, ano recorde da iniciativa. Promovidos pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack com diferentes frigoríficos ao redor do Brasil entre outubro e dezembro, os eventos são fundamentais para a pecuária de corte premium, sendo decisivos para aferir a excelência dos exemplares. Ao todo, foram nove edições realizadas e o peso médio dos bovinos foi de 267,9 quilos.
O campeão nacional dos concursos de carcaças foi o produtor José Leandro Peres, da Fazenda Pontal I, do município de Colíder, no Mato Grosso. Ele levou 34 animais ao certame, com peso médio de 350,07 quilos e chegando a 100 pontos. O reservado nacional foi Wilson Brochmann, da Fazenda Maragogipe, de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, que também obteve 100 pontos com seus 18 exemplares participantes, de peso médio de 347,94 quilos.
O último concurso de carcaças foi realizado em Palmeiras de Goiás (GO), na quinta-feira (18), no Frigorífico Minerva, com 700 bovinos inscritos. A etapa teve como campeão o lote 11, do produtor Leandro Silva Martins, da Fazenda Estância Buriti. Ele alcançou pontuação de 96,80 e média de peso de 18,89 arrobas. O título de reservado campeão ficou com o lote 13, do produtor Norberto Lanzara Giangrande Júnior, da Fazenda São Francisco, que alcançou pontuação de 88,06 e média de peso de 20,57 arrobas.
Os concursos de carcaças se destacam por unir todos os elos do Programa Carne Angus Certificada, contemplando desde o produtor até o consumidor final. Segundo o gerente nacional da iniciativa, Maychel Borges, 2025 foi o ano com maior número de concursos e animais avaliados da história do projeto. “Está cada vez mais claro que a melhoria da produtividade e da qualidade da pecuária nacional passa pela raça Angus. O ano de 2025 foi histórico para o Programa e os concursos de carcaças estão entre os grandes destaques”, afirma. Os concursos de carcaças de 2025 foram promovidos em parceria com os frigoríficos Silva, Marfrig, Minerva e Verdi.


