Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

BASF nomeia Ana Carolina Locatelli como 1ª diretora de operações de complexo

Compartilhe:

Executiva assumirá em dezembro a liderança da maior unidade química da empresa na América do Sul, após 18 anos de trajetória na companhia.

 

A BASF anunciou a promoção de Ana Carolina Locatelli ao cargo de Diretora de Operações do Complexo Químico de Guaratinguetá, a partir de dezembro de 2025. A executiva se torna a primeira mulher a assumir a liderança da maior unidade fabril da companhia na América do Sul, coroando uma trajetória de mais de 18 anos na empresa.

Locatelli ocupava a posição de responsável pelas operações de dispersões e resinas no Brasil, Chile e Argentina, além de já ter atuado em áreas como engenharia, manufatura, logística, cadeia de suprimentos e compras — no Brasil e na Alemanha. Engenheira bioquímica formada pela USP e com MBA pela FGV, ela iniciou sua carreira justamente em Guaratinguetá, como estagiária de engenharia de projetos em 2006.

Ao assumir o novo posto, a executiva destacou o compromisso com inovação, eficiência e sustentabilidade. “Assumo o desafio de manter o Complexo Químico como principal polo de produção da BASF na América do Sul, preservando nossa cultura de valorização da inovação e da sustentabilidade”, afirmou. Segundo ela, o objetivo é seguir elevando a competitividade e a reputação da companhia: “Seguiremos protagonistas no setor químico, com o objetivo de ser a empresa preferida de nossos clientes em suas jornadas rumo ao desenvolvimento sustentável”.

A transição ocorre com a saída de Daniel Neptune Marcon, vice-presidente de Operações para a América do Sul, que deixará a companhia ao fim do ano.

O Complexo Químico de Guaratinguetá desempenha papel estratégico para o agronegócio e para diversas cadeias industriais. Com 13 plantas produtivas, produz insumos aplicados em mais de 1.500 soluções, incluindo produtos para proteção de cultivos, matérias-primas para adesivos, tintas, detergentes, resinas e cosméticos, metilato de sódio — essencial para a produção de biodiesel —, além de aplicações para o setor automotivo. Aproximadamente 2 mil colaboradores diretos e indiretos atuam na unidade.

Encontre na AgroRevenda