6 de agosto de 2012

Adisseo analisa os resultados científicos de Rovabio® Max para suínos

Lucio Araujo

Um recente estudo realizado no Brasil, sobre suínos com idade entre 49 e 144 dias, confirmou que a inclusão de Rovabio® Max, produto multienzimático da Adisseo que combina fitase e carboidrolases, melhora o ganho de peso diário, a conversão alimentar e a qualidade de carcaça dos animais alimentados com dietas à base de milho. A suplementação enzimática é eficiente na redução de custos, diminuindo o conteúdo de nutrientes das dietas milho-soja, sem comprometer o desempenho.

O uso conjunto da fitase com outras enzimas do complexo de carboidrolases tornou-se comum na avicultura, mas está apenas começando na suinocultura. Muitas combinações vêm sendo testadas. Mas a Adisseo tem trabalhado de forma intensa na análise científica dos resultados de Rovabio® Max para suínos alimentados com dietas à base de milho-soja.

No experimento, os animais foram divididos em três grupos (cada um deles seguindo um tratamento diferente):
1- Controle positivo (PC): dieta regular sem enzima;
2- Controle negativo (NC): uma dieta decrescida em 85 Kcal de Energia Líquida / Kg, 3% de proteína e aminoácidos, disponibilidade de 0,15% em Fósforo e 0,10% em Cálcio;
3 – NC + Rovabio® Max.
Todas as formulações foram feitas à base de milho-soja.

Conforme tabela abaixo, o ganho de peso diário e a conversão alimentar foram significativamente melhorados para suínos que receberam o controle negativo acrescido de Rovabio® Max (+ 6,6% e – 3,3%, respectivamente), quando comparados aos resultados do grupo de controle positivo. Animais que receberam o complexo multienzimático demonstraram uma espessura de toucinho inferior na carcaça, e uma melhor distribuição quanto à classificação Seurop, com maior peso de carcaça classificada com conformação “U”.

TABELA
Performance de suínos alimentados com dieta à base de milho-soja entre 49 a 144 dias de idade com e sem Rovabio® Max.

(a), (b) As médias com diferentes sobrescritos dentro de uma linha diferem (P<0.05)

Este estudo, publicado recentemente na JAM 2011 (Reunião Anual de Ciências Animais – USA) [1], coincide com os resultados de um ensaio anterior [2] que mostraram os efeitos positivos da Rovabio® Max na performance zootécnica de suínos com idade entre 49 a 70 dias alimentados com dieta à base de milho-soja.

Esses dois estudos, além de outros, confirmam o efeito positivo de Rovabio® Max, uma combinação de carboidrolases e 6-fitase, sobre a microbiota intestinal, a morfologia e a digestibilidade das dietas para suínos em crescimento e terminação. Os produtores de suínos podem seguramente diminuir a energia e os níveis de fósforo disponível em 65-85 kcal EL / kg e 0,15%, respectivamente, em dietas à base de milho.

“O uso de Rovabio® Max na alimentação de suínos é uma ferramenta eficiente, pois nos permite reduzir os níveis nutricionais e, consequentemente, os custos de produção, sem afetar o desempenho de suínos machos e fêmeas. É também importante salientar que esta enzima melhorou significativamente a composição da carcaça destes animais, devido à redução da gordura depositada sob ela. Em nosso estudo, Rovabio® Max demonstrou sua excelente eficiência. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, informa o professor Lucio Araujo, da Universidade de São Paulo.

Na América do Sul, mais de cinco milhões de suínos foram alimentados com dietas contendo Rovabio® Max, em 2011. Marcio Ceccantini, Diretor Técnico da Adisseo América do Sul, diz: “Isso representa economia de cerca de cinco milhões de dólares para a indústria suinícola brasileira.”

Sobre a Adisseo:
A Adisseo desenvolve, fabrica e comercializa quatro linhas de aditivos: Rhodimet®, fonte de metionina, aminoácido essencial para animais monogástricos (aves, suínos etc.); Metasmart® e Smartamine®, uma linha exclusiva de metionina para ruminantes; Rovabio®, um complexo multienzimático que melhora a digestibilidade de matérias primas, e Microvit®, uma linha completa de vitaminas.

O Grupo Adisseo emprega 1.400 pessoas, e possui cinco divisões de pesquisa e desenvolvimento, e sete instalações de produção na França, Espanha e Estados Unidos. Seu posicionamento global abrange mais de 2.500 clientes em mais de 100 países. Em 2010, o Grupo apurou um valor em vendas superior a 1 bilhão de Euros (U$1,5 bilhão).

Fonte: EiraCom – Assessoria de Imprensa 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.