Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Suplementação e manejo são aliados para manter cascos saudáveis em equinos

Compartilhe:

Vetoquinol destaca importância da queratina e de nutrientes específicos no fortalecimento e na regeneração da estrutura.

 

O casco é um dos pilares da saúde e do desempenho dos cavalos, essencial para a locomoção, a sustentação e a qualidade de vida dos animais. Problemas nessa estrutura podem afetar desde o bem-estar até o rendimento em treinos, provas ou atividades de campo. A atenção com o crescimento e a resistência dos cascos, segundo especialistas, deve fazer parte da rotina de manejo de qualquer criador.

“Ao considerar a realidade e as atividades de cada cavalo, o criador deve observar atentamente o crescimento e a qualidade dos cascos. O objetivo é evitar lesões e outros quadros críticos que comprometem a saúde e o bem-estar”, explica a médica-veterinária Júlia Izoldi, coordenadora nacional da linha Equistro, da Vetoquinol Saúde Animal.

O crescimento do casco varia conforme a idade, raça e tipo de manejo, e pode ir de 0,3 milímetro a 1 centímetro por mês. Além de fatores genéticos e ambientais, a alimentação tem papel decisivo: a queratina, principal proteína de sustentação da estrutura, nem sempre é produzida em quantidade suficiente pelo organismo.

“A queratina pode e deve ser reforçada por meio de suplementação para que, juntamente com boas práticas de manejo, a tropa tenha sempre condições ideais de desenvolvimento e regeneração dos cascos”, orienta Júlia.

Deficiências nutricionais e desequilíbrios no casco favorecem o surgimento de rachaduras, brocas, laminite, feridas e fendas, além de doenças como o navicular, que comprometem severamente a performance e o conforto do animal. Entre as tecnologias desenvolvidas para prevenir e tratar essas condições está o Equistro® Kerabol Ipaligo, suplemento alimentar formulado com biotina, DL-Metionina (fonte de enxofre), zinco, manganês e selênio — todos elementos essenciais para a produção de queratina.

“Equistro® Kerabol Ipaligo é uma excelente fonte de suplementação para cavalos. Sua formulação líquida e biologicamente ativa oferece alta absorção e eficiência”, destaca a veterinária. O produto faz parte do portfólio global da Vetoquinol, uma das dez maiores indústrias de saúde animal do mundo, presente em mais de 80 países e com atuação no Brasil desde 2011. No país, a empresa mantém sede administrativa em São Paulo e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO).

Encontre na AgroRevenda