Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Embrapa inaugura AgriZone e destaca papel da agricultura sustentável na COP30

Compartilhe:

Espaço reunirá mais de 370 eventos técnicos e experiências a campo, mostrando como o Brasil alia inovação e preservação ambiental na produção de alimentos.

 

A Embrapa abriu oficialmente a AgriZone – Casa da Agricultura Sustentável, que funciona de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), como um dos principais espaços da COP30 voltados à agricultura e às soluções climáticas. A estrutura foi criada para mostrar ao mundo o avanço do Brasil em ciência, tecnologia e sustentabilidade no campo, reunindo parceiros públicos e privados em uma ampla programação de atividades.

Durante café da manhã com patrocinadores e instituições envolvidas no projeto, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, destacou o papel estratégico do agronegócio frente às mudanças climáticas. “O agro tem uma dupla função frente às mudanças climáticas, porque ao mesmo tempo que produz alimento, fibra e energia com tecnologias sustentáveis, também é afetado por essas mudanças. E a Embrapa tem uma estratégia para avançar, nessa nova fase, com uma agricultura de baixo carbono, uma agricultura regenerativa e mais resiliente às mudanças do clima.”

A AgriZone é uma iniciativa do governo brasileiro, liderada pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Desenvolvimento Social (MDS) e da Pesca e Aquicultura (MPA). A ação conta com o patrocínio master do Senar e da OCB, além do apoio de empresas e instituições como Nestlé, Bayer, Fundação Toyota do Brasil, Gates Foundation, IICA, Tereos, UPL e Caixa Econômica Federal, entre outras.

“Estamos realizando um sonho e gostaria de agradecer aos parceiros que estão viabilizando essa demonstração na AgriZone: uma parceria público-privada que mostra como juntos somos mais fortes. Muito mais que um espaço de demonstração de tecnologias, a AgriZone é um espaço inclusivo para as diferentes formas de agricultura e de fortalecimento das parcerias para o desenvolvimento do cinturão de desenvolvimento tropical do planeta”, afirmou Massruhá.

Durante 11 dias, o evento promoverá mais de 370 atividades gratuitas, entre palestras, painéis, workshops e debates, distribuídos em cinco auditórios. Os temas incluem agricultura de baixo carbono, bioeconomia, transição agroecológica, pecuária sustentável, recuperação de áreas degradadas, saúde do solo e uso da água. Também estão previstas formalizações de parcerias, lançamentos e sessões técnicas com ministérios, universidades e empresas.

A AgriZone conta ainda com vitrines tecnológicas e visitas guiadas. O público pode conhecer iniciativas de intensificação sustentável, monitoramento ambiental com drones e inteligência artificial, além de espaços como o meliponário de abelhas nativas sem ferrão e a Capoeira do Black, área florestal preservada há 60 anos.

Outra atração é o Pavilhão Comida, Cultura e Tradição, que valoriza saberes regionais e a gastronomia brasileira por meio de cursos e cooking shows com degustações. A cerimônia oficial de abertura acontece nesta terça-feira (11), às 16h, na Arena Agritalks, com a presença da presidente da Embrapa, ministros, governadores, embaixadores e lideranças do agro e da pesquisa científica.

Encontre na AgroRevenda