Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Crédito agro supera R$ 1,4 trilhão e Conacredi 2025 reforça inovação e governança financeira

Compartilhe:

Congresso reúne mais de 1.100 profissionais e premia líderes que impulsionam novas soluções para gestão de risco, financiamento e tecnologia.

 

Com o crédito agro nacional ultrapassando R$ 1,4 trilhão em carteiras ativas até setembro de 2025, segundo o Ministério da Agricultura, a demanda por inovação, governança e mitigação de riscos nunca foi tão estratégica para o setor. Esse cenário deu o tom da 7ª edição do CONACREDI, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, que se consolidou como o maior congresso de crédito agro da América Latina, reunindo mais de 1.100 participantes em dois dias de imersão técnica.

Com mais de 18 horas de conteúdo, o evento trouxe 70 especialistas, representantes do mercado financeiro, cooperativas, indústrias, revendas e agfintechs, além do apoio de 48 patrocinadores. A programação tratou de temas centrais para o momento atual do crédito rural: recuperação judicial, gestão de risco, tecnologias financeiras e novos modelos de análise e governança, refletindo as transformações que atravessam todo o ecossistema.

A edição 2025 também marcou uma ampliação das iniciativas do congresso. Foram lançados o livro “Vozes do Crédito Agro”, em sessão de autógrafos com coautores; um MBA em parceria com a Harven, voltado à formação executiva no setor; e o Banco de Currículos, desenvolvido com o Fesa Group para conectar talentos e empresas especializadas em crédito rural.

No tradicional CONACREDI Awards, que reconhece os profissionais mais inovadores do mercado, a novidade foi a inclusão da categoria Cooperativa, ao lado de AgFintechs, Indústria e Revenda. Foram premiados: Magna Leme (TerraMagna), representando as fintechs; Wesley Mendonça e Talita Domingos (Biotrop), pela Indústria; Cleyton Daciuk (CVale), na nova categoria Cooperativa; e Erico Destro (Nutrien), pela Revenda. A presença de lideranças como Mariana Bonora (AB Fintechs), Carlos Fagundes (Agrolend), Lajyarea Barros Duarte (Sistema Ocesp) e Alfeu Rizzi (ANDAV) reforçou o prestígio da premiação.

Para Mayra Delfino, CEO do CONACREDI, a inclusão das cooperativas no prêmio e o engajamento do público refletem o amadurecimento do setor:
As cooperativas desempenham um papel cada vez mais estratégico no financiamento, no suporte técnico e no desenvolvimento dos produtores rurais. A categoria Cooperativa reconhece essa importância na sustentação do ciclo de crédito, na mitigação de riscos e na competitividade do agronegócio”, afirma.

Ela destaca ainda o avanço da cultura de inovação no crédito agro:
O engajamento e a criatividade dos participantes demonstram que o crédito agro está mais forte e inovador do que nunca. Estamos ansiosos para a edição de 2026, que promete ampliar ainda mais o impacto do evento”, diz Mayra.

Criado em 2018, o CONACREDI tornou-se o único congresso brasileiro capaz de reunir gestores de crédito de indústrias, tradings, revendas, cooperativas e instituições financeiras em torno de um debate unificado sobre governança, tendências e melhores práticas. A edição 2025 reforçou seu papel como hub de conhecimento, networking e reconhecimento profissional, essencial em um cenário de risco crescente e crédito cada vez mais sofisticado.

Encontre na AgroRevenda