Liderada pela CropLife Brasil, iniciativa oferece informação e capacitação a todos os elos da cadeia
Do plantio à mesa, cada etapa da produção agrícola exige responsabilidade. Produzir alimentos seguros e de qualidade, atendendo às demandas globais e preservando os recursos naturais é um dos maiores desafios da agricultura moderna. Para enfrentá-lo, o setor agrícola precisa lidar com questões cada vez mais complexas, como mudanças climáticas, exigência de maior eficiência e novas demandas de mercado, em um esforço que depende da colaboração de todos os elos da cadeia produtiva.
Para levar informação e apoiar agricultores, técnicos e toda a sociedade é que a CropLife Brasil vem intensificando sua mobilização em torno das Boas Práticas Agrícolas (BPAs), por meio de uma campanha permanente, lançada no início de 2025, que já percorreu feiras agropecuárias, promoveu experiências imersivas e ganhou landing pages temáticas, com conteúdos exclusivos e inéditos.
“A CropLife acredita que somente com cooperação e diálogo entre os diversos atores envolvidos é possível conciliar produtividade e sustentabilidade. Precisamos promover avanços que beneficiem toda a sociedade e preservem os recursos naturais para as futuras gerações”, afirma Eduardo Leão, presidente da CLB.
Entre os temas abordados na campanha estão a sustentabilidade da tecnologia Bt, que reforça a necessidade da adoção do refúgio como forma de controle de pragas; a habilitação de agricultores
e aplicadores de defensivos; o combate à ilegalidade de defensivos e sementes, impactos negativos tanto para a produção quanto para a economia, além de afetara credibilidade e reputação do setor; a coexistência entre agricultura e polinizadores, destacando a importância das abelhas para 75% das culturas agrícolas; além de iniciativas de logística reversa de embalagens e combate à cigarrinha do milho.
“Queremos estabelecer uma iniciativa permanente para fortalecer a relação entre a produção sustentável de alimentos e os desafios globais de sustentabilidade que impactam o agronegócio, além de capacitar o setor com ferramentas e informações sobre as BPAs, essenciais para geração de impactos positivos na agricultura e no planeta”, complementou Claudia Quaglierini, líder de Boas Práticas da CLB.
APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS
A capacitação de aplicadores de defensivos ocupa lugar estratégico nesse movimento. O curso Aplicador Legal, oferecido gratuitamente na plataforma CropLife Conecta, prepara produtores rurais para o uso correto e seguro desses insumos. De acordo com o último censo agrícola do IBGE, em 2017, o Brasil registrou 1,7 milhão de aplicadores de pesticidas, crescimento de 20,4% em relação a 2006, ano do recenseamento anterior.
Para atender essa demanda, a plataforma oferece videoaulas e apostilas, além de permitir acesso offline via aplicativo, disponível nas plataformas Google Play e Apple. Os conteúdos são sempre atualizados e, em agosto, foi lançado o módulo sobre Pulverizador Costal, que ensina regulagem, manutenção e técnicas de aplicação com segurança. Ao concluir, os participantes recebem certificação, o que garante reconhecimento profissional.
“Ao fornecer conteúdo educativo de qualidade, a campanha contribui para desmistificar a indústria, mostrando que os defensivos químicos e biológicos, quando usados corretamente, são ferramentas valiosas para uma agricultura sustentável, eficiente e segura”, explicou Eduardo Leão.
Outro destaque da campanha são os alertas sobre os riscos do mercado ilegal de insumos. Segundo o Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), esse mercado movimenta mais de R$ 20,8 bilhões por ano no Brasil. Só a pirataria de sementes de soja gera perdas estimadas em R$ 10 bilhões anuais para agricultores, indústria de sementes, setor de processamento de grãos e exportações. Calcula-se que 11% da área de soja plantada no país utilize sementes piratas, o equivalente a todo o território cultivado em Mato Grosso do Sul.
Em parceria com órgãos públicos, a CropLife tem apoiado operações de fiscalização que já retiraram centenas de milhares de produtos falsificados do mercado, reforçando a importância de práticas seguras e do respeito às normas. Em agosto celebrou, junto ao Sistema Campo Limpo, o marco histórico de mais de 800 mil toneladas de embalagens de defensivos destinadas de forma ambientalmente correta, consolidando o Brasil como referência mundial em logística reversa.
“A campanha Boas Práticas Agrícolas se estabelece, assim, como um compromisso permanente: ao unir ciência, tecnologia e mobilização, fortalece o futuro da agricultura brasileira e demonstra que boas práticas são o caminho para garantir alimentos seguros, preservar a biodiversidade e impulsionar o desenvolvimento sustentável do país”, reforçou Eduardo Leão.
Saiba mais em: croplifebrasil.org/boas-praticas-agricolas