Seminário promovido pela ApexBrasil e Sebrae reuniu mais de 500 participantes e marcou o início da presença brasileira no maior evento de tecnologia e inovação da Europa.
O Web Summit Lisboa 2025 começou oficialmente nesta segunda-feira (10/11), mas o Brasil já havia dado a largada mais cedo, ontem, com sua participação com o Seminário de Internacionalização, promovido pela ApexBrasil, em parceria com o Sebrae, na capital portuguesa. O encontro, realizado na manhã de ontem, reuniu mais de 500 pessoas e abriu oficialmente a missão brasileira ao evento, um dos maiores do mundo em tecnologia, inovação e empreendedorismo.
O seminário discutiu estratégias para a expansão global das startups brasileiras, abordando temas como fundos de investimento, incentivos à inovação, soft landing e o papel dos ecossistemas locais no apoio a empresas de base tecnológica.
“As startups que foram selecionadas pela Apex e pelo Sebrae para estarem aqui em Lisboa, no Web Summit, estão mostrando ao mundo o que o Brasil tem de melhor. Esse é o papel da Apex, mostrar ao mundo o que o Brasil tem de melhor, de mais tecnológico e de mais inovador”, afirmou Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil.
Representando o Sebrae, Vinicius Lages, gerente da Unidade de Assessoria Internacional, destacou o caráter estratégico da presença brasileira. “Startups nascem enfrentando desafios, nem todas nascem globais, mas nós ajudamos a se tornarem globais. E isso é possível com uma curadoria baseada em dados, análise de mercados e identificação de oportunidades reais de internacionalização”, disse.
A importância da inovação na imagem do país também foi destacada pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro. “Aqui, a diplomacia encontra o empreendedorismo. Este é o reflexo da nossa ambição e da busca constante por novas oportunidades. Deixamos de ser uma promessa para nos tornarmos protagonistas em tecnologia”, afirmou.
O seminário teve ainda a participação da Embratur, que reforçou o papel das parcerias estratégicas no fortalecimento da imagem do Brasil. “A parceria entre a ApexBrasil e o Sebrae tem impulsionado o crescimento do turismo e da inovação. Celebramos uma das maiores taxas de expansão do turismo, resultado direto de uma colaboração sólida e estratégica”, afirmou Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da agência.
Durante o evento, startups participantes do programa de imersão da ApexBrasil apresentaram seus pitches, e três delas — Sintropia Cosméticos (MA), Bio6 (TO) e WoodChat (AC) — assinaram Memorandos de Entendimento (MoU) para captação de novos investimentos privados.
Na programação, também foram realizados painéis com representantes do Sebrae, Fapergs, AICEP Portugal Global, Lispolis, Startup Madeira e investidores internacionais. “A cada ano, aprimoramos essa participação com mentorias, capacitações e conexões com ecossistemas de inovação. O Brasil é inovação, é sustentabilidade, e as startups são o reflexo disso”, destacou Maria Paula Sobral Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.
A delegação brasileira em Lisboa reúne mais de 370 startups e empresas inovadoras, selecionadas pela ApexBrasil, Sebrae e parceiros institucionais. O Pavilhão Brasil será inaugurado oficialmente nesta terça-feira (11), às 15h, pelos presidentes Jorge Viana (ApexBrasil) e Décio Lima (Sebrae). O objetivo da missão é ampliar a inserção internacional das startups brasileiras, fortalecer o networking e consolidar o país como polo global de inovação e empreendedorismo.


