ApexBrasil destaca programa de exportação e convoca para feira na Alemanha

Compartilhe:

Evento no Vale do Paraíba foi palco do lançamento do Brasil como país parceiro da Hannover Messe 2026 e simbolizou a importância da conexão entre capacitação de empresas para exportar e inserção nos mercados globais.

 

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, lançaram nesta segunda-feira (29/9), em São José dos Campos (SP), o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e apresentaram o Pavilhão Brasil na Hannover Messe 2026, a maior feira de inovação e tecnologia industrial do mundo. O Brasil será País-Parceiro Oficial do evento, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de abril do próximo ano, na Alemanha.

O lançamento em conjunto de ambas as iniciativas reforça a ideia de que a qualificação é a porta de entrada para empresas conquistarem espaço no comércio internacional e simboliza a real conexão entre a capacitação de empresas para exportar e a efetiva inserção nos mercados globais, em especial dentro do escopo da Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial lançada pelo governo federal em 2024.

Na abertura, Alckmin reforçou que comércio exterior é sinônimo de emprego e renda. “Muitas empresas não sobrevivem apenas com o mercado interno. Muitas atividades precisam da exportação para ganhar escala e competitividade. Ao mesmo tempo, a exportação permite que pequenas empresas cresçam. Por isso, o foco no comércio exterior é fundamental e esse é o trabalho da Apex: promover os produtos brasileiros e atrair investimentos para o Brasil”, afirmou. Ele citou a Embraer como exemplo de empresa de destaque na exportação. O vice-presidente mencionou ainda que as ações da NIB, têm ajudado a reduzir custos e aumentar a produtividade e a competitividade. “Isso é essencial para disputar mercado com a concorrência internacional”, afirmou.

A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, pontuou que o PEIEX é a porta de entrada para o mundo das exportações. “É o programa de capacitação e qualificação – o PEIEX – que vai realmente apoiar as empresas que queiram começar a exportar e fazer toda essa jornada: adaptação de produto, fluxo de caixa, certificações, mudança de rótulo etc. O consultor do PEIEX ajuda a trilhar todo esse caminho”, informou. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Faculdade Sebrae e o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), o novo núcleo do PEIEX na cidade, localizada numa das principais regiões industriais do país, vai permitir que empresas se preparem para a jornada da exportação. No total, o atual Convênio do PEIEX para o estado de São Paulo prevê o atendimento de 2.245 empresas e dessas 100 devem ser da região de São José dos Campos.

Conectando a qualificação empresarial à inserção internacional, Ana Repezza destacou que o lançamento do Pavilhão Brasil na Hannover Messe 2026 representa o próximo passo para as empresas capacitadas pelo PEIEX e uma oportunidade para empresas que querem alcançar o mercado internacional. “A Hanover Messe não é uma excelente plataforma de promoção apenas no mercado alemão, nem só para o mercado europeu, é para o mundo inteiro”, disse, destacando que a última edição da feira contou com forte presença de visitantes do Oriente Médio e da Ásia, com destaque para China.

Ana Repezza afirmou ainda que, em momentos de tensões geopolíticas, que podem impactar questões comerciais, é importante buscar acessar outros mercados. “E é nesse contexto que aparece uma oportunidade como, por exemplo, a feira de Hannover, que acontece na Alemanha desde 1980. Ana Repezza finalizou reforçando o convite para empresas que ainda não exportam e possuem interesse no mercado internacional: “Fica aqui o convite para as empresas que ainda não estão exportando, que se engajem no PEIEX. É um programa sem custo, no qual realmente a intenção do governo é fazer com que a empresa cresça”, finalizou.

Geraldo Alckmin destacou que São José dos Campos foi a escolha ideal para o lançamento deste núcleo do PEIEX e do Pavilhão Brasil na Feira de Hannover Messe 2026. “Vocês estão no local correto. O Vale do Paraíba tem papel estratégico para a indústria nacional. É a região mais industrializada do Brasil e uma das maiores do mundo, comparável ao Vale do Ruhr, na Alemanha. É um verdadeiro corredor de indústrias, que vai de São Paulo ao Rio de Janeiro, com aviões, automóveis, metalurgia, química, eletroeletrônica, alimentos e siderurgia”. Empresas interessadas em participar da Hannover Messe 2026, devem se inscrever neste link.

O evento contou ainda com a presença de autoridades locais, como o Prefeito e o Vice-Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias e Walker dos Santos Lopes, bem como com lideranças da ApexBrasil, do Sebrae, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e da Hannover Messe.

Sobre o PEIEX – Criado em 2004, o PEIEX já apoiou mais de 30 mil empresas brasileiras, das quais mais de 20 mil eram de micro e pequeno porte. Entre 2017 e 2023, as empresas atendidas pelo programa exportaram cerca de US$ 3,6 bilhões para diversos destinos, com destaque para países da Ásia, Europa e América do Sul. Em São Paulo, o programa está presente desde 2010 e já preparou mais de 3.900 empresas para o comércio exterior. O convênio vigente com o Sebrae-SP e a Faculdade Sebrae previa o atendimento de 2.425 empresas até 2027, considerado o maior número da história do PEIEX no estado. O núcleo de São José dos Campos foi estruturado para atender 100 empresas da região, reforçando a vocação industrial e tecnológica do Vale do Paraíba.

Sobre a Hannover Messe 2026 – Em abril de 2026, o Brasil será “País-Parceiro Oficial” da Hannover Messe, evento que reúne mais de 130 mil visitantes e 4 mil expositores de mais de 60 países. O Pavilhão Brasil, coordenado pela ApexBrasil, ocupará 2.000 m² em halls temáticos dedicados às áreas de automação, máquinas e equipamentos, indústria digital, robótica, energia e sustentabilidade. Com expectativa de reunir cerca de 450 representantes brasileiros, a participação representará uma vitrine da Nova Indústria Brasil, com destaque para inovação, tecnologia, sustentabilidade e digitalização.

Além da exposição em espaço premium, as empresas terão acesso a rodadas de negócios, matchmaking exclusivo, promoção internacional e apoio institucional, ampliando as possibilidades concretas de acesso a novos mercados. Para promover o evento e atrair empresas brasileiras interessadas em participar do Pavilhão Brasil, a ApexBrasil está promovendo roadshows pelo país. Os primeiros locais a receber a visita de delegações da ApexBrasil e da Hannover Messe para falar sobre a participação brasileira no evento são os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.