O acesso ao crédito e a crescente complexidade da gestão financeira no agronegócio estarão entre os principais temas da programação do 15º Congresso Andav, que será realizado de 11 a 13 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. No dia 12 de agosto, especialistas do setor financeiro, representantes de bancos, do mercado de capitais e do direito do agronegócio participarão do painel “Crédito, Mercado Financeiro e Recuperação Judicial”, voltado à discussão dos desafios que vêm transformando o financiamento da produção agropecuária brasileira.
O debate ocorre em um momento marcado por juros elevados, maior seletividade na concessão de crédito, avanço dos pedidos de recuperação judicial no campo e diversificação das fontes de financiamento. Nesse cenário, o acesso a recursos deixou de ser apenas uma ferramenta de expansão dos negócios e passou a representar um fator estratégico para a competitividade de produtores, distribuidores, indústrias e instituições financeiras que atuam na cadeia do agronegócio.

A programação reunirá Renato Buranello, presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), Carlos Aguiar Neto, diretor de Agronegócios do Santander, Pedro Fernandes, diretor de Agronegócios do Itaú BBA, Marcelo Pimenta, diretor-geral de Agronegócios da Serasa Experian, e Julio Laure, sócio-fundador da Agromatic, da ACE e do Laure Defina Advogados. Os convidados discutirão a evolução do crédito rural, o fortalecimento do mercado de capitais como alternativa de financiamento, os reflexos das recuperações judiciais sobre a cadeia de distribuição e as estratégias de mitigação de riscos em um ambiente econômico mais volátil.
Para Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav, compreender a evolução das fontes de financiamento tornou-se uma necessidade para toda a cadeia. “Discutir crédito hoje significa discutir sustentabilidade dos negócios. A distribuição está diretamente conectada à saúde financeira de toda a cadeia produtiva e precisa compreender como evoluem as alternativas de financiamento, os mecanismos de mitigação de risco e os impactos das mudanças econômicas sobre o setor”, afirma.
Segundo a organização, o painel integra a proposta central desta edição do Congresso Andav, que traz como tema “Agroeconomia Brasileira: Reflexões para o Futuro”. Ao longo de três dias, lideranças empresariais, economistas, executivos da indústria, representantes do mercado financeiro e especialistas discutirão fatores capazes de influenciar a competitividade do agronegócio brasileiro, incluindo economia, geopolítica, reforma tributária, inteligência de mercado, bioenergia, inovação, gestão de pessoas e distribuição de insumos.
O evento também sediará a apresentação da Pesquisa Nacional da Distribuição Andav 2026, elaborada em parceria com o Cepea/Esalq-USP, considerada uma das principais referências sobre o setor de distribuição de insumos agropecuários. Com mais de 24 mil metros quadrados de exposição distribuídos em quatro pavilhões, o Congresso Andav pretende reunir centenas de empresas e milhares de profissionais, consolidando-se como um dos principais fóruns de debate sobre os rumos do agronegócio nacional.




