Feira abordará sustentabilidade e precisão e trará temas inéditos como a aproximação da seleção genética com a indústria frigorífica.
No dia 16 de agosto, no Recinto de Avaliações das Raças Zebuínas Torres Homem Rodrigues da Cunha, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) abrirá oficialmente a 17ª edição da ExpoGenética. Com o tema “Olhar com precisão – nossa busca por excelência genética”, a ExpoGenética 2024 trará uma programação repleta de atividades e novidades para os participantes.
Serão 25 leilões e quatro shoppings de animais, proporcionando oportunidades únicas de negócios e aquisição de animais de qualidade. Na sexta (16) terá o primeiro leilão oficial, sendo o remate da JBJ Genetics – Edição ExpoGenética, que será realizado na pista de julgamentos.
No sábado (17), a entidade fará a entrega da obra de adequação da área de apresentação de animais do Tatersal Rubico Carvalho nos pavilhões Cel. Geraldino Rodrigues da Cunha e Ernesto de Salvo. Na segunda-feira (19), o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, dará as boas-vindas à programação técnica da ExpoGenética, que, neste ano, contará com a participação de convidados especiais, trazendo temas inéditos e relevantes para o setor. Destaque para a palestra “A Visão da Indústria Frigorífica”, que será ministrada por Eduardo Pedroso, diretor executivo e de originação da JBS.
Na quinta (22), acontecerá o Encontro Nacional de Criadores Participantes do PMGZ, onde serão apresentados os números e novidades do programa de melhoramento genético da ABCZ. Todas as gerações têm espaço para aprender na ExpoGenética, que apresentará a 21ª edição dos projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade. Além disso, o 7º Encontro ABCZ Mulher 2024 contará com uma palestra inspiradora da senadora e liderança do agronegócio Tereza Cristina.
Para os criadores interessados em melhorar os rebanhos, haverá ainda a aguardada eleição dos touros testados no PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), que irão para coleta de sêmen e distribuição nos rebanhos parceiros do programa. O Leilão Touros PNAT, que chega à sua 7ª edição e será realizado no Pavilhão Multiuso, será uma oportunidade única de adquirir exemplares das raças zebuínas.
A feira também sediará o Encontro Rural Jovem e os tradicionais Mérito ExpoGenética e Mérito ABCZ Mulher. Para mais informações, programação completa e horários, acesse nosso site oficial em www.expogenetica.com.br.
ExpoGenética 2024:
- Avaliações Genéticas;
- Encontro ABCZ Mulher;
- + de 50 Criadores/Expositores;
- Encontro de Criadores do PMGZ;
- Leilão de Touros PNAT;
- Mérito ExpoGenética e ABCZ Mulher;
- 25 leilões e quatro shoppings de animais;
- Palestras técnicas e mesas redondas;
- Encontro ABCZ Jovem;
- Zebu na Escola e na Universidade.
ExpoGenética 2023:
- Em 2023, foram mais de 40 criadores/expositores e 913 animais de diferentes raças zebuínas vendidos, um faturamento de R$ 52.280.016,00 nos leilões, superando em 11,2% a edição de 2022;
- O animal mais valorizado da 16ª ExpoGenética foi a fêmea Galática MAT, comercializada por R$ 1.020.000,00;
- Encontro Técnico com mais de 100 profissionais da área;
- + de 90 visitantes estrangeiros das Américas do Sul e Central;
Olhar com precisão – Em 2008, a pecuária sustentável começa a ser preconizada pela ABCZ. Em agosto daquele ano, a entidade realiza a 1ª edição da ExpoGenética e, junto à novidade, após 15 anos de negociações, consegue a autorização para que criadores brasileiros pudessem importar embriões de zebuínos da Índia.
Nas últimas duas décadas, a genética bovina já era um campo de estudo consolidado, os programas de melhoramento genético já existiam, mas num patamar diferente do que se vê atualmente. Algo que definitivamente não mudou foi a autoridade do olhar do criador, ferramenta importante e indispensável para a avaliação genética.
Esse olhar apurado de quem produz foi aprimorado com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novas ferramentas, como a genômica. Assim, os criadores começaram a acessar informações que aceleraram o processo de melhoramento genético, obtendo características desejáveis, como ganho de peso, resistência e qualidade da carne. Além disso, o uso de técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial e a transferência de embriões, se tornou mais comum ao longo dos anos.
Outro avanço importante foi a disponibilidade de informações genéticas em bancos de dados centralizados, como o promovido pela ABCZ. O maior banco de dados zebuínos do mundo soma mais de 23 milhões de animais avaliados.