A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) elegeu nesta quinta, dia 27, Mariana Velloso Heitor para a presidência e Antonio Mazzo Júnior para a vice-presidência do Conselho de Administração da cooperativa. Mariana se consagra como a primeira mulher da história da cooperativa a assumir a presidência da Expocacer. Com mais de 12 anos de atuação no cooperativismo, promete dar continuidade ao trabalho bem-sucedido que vem desenvolvendo ao longo de sua trajetória.
A atuação de Mariana Heitor se destaca pela promoção do trabalho das mulheres na cafeicultura e pelo seu compromisso com a produção de café de alta qualidade, alinhada a um firme compromisso com a responsabilidade ambiental, social e econômica. Mariana participou como conselheira de Administração entre os anos de 2016 e 2019, quando foi para o Conselho Fiscal, em 2021.
Em 2023, Mariana fez história na cooperativa ao se tornar a primeira mulher a ocupar a vice-presidência do Conselho de Administração da Expocacer, além de ser uma ativa participante em programas da cooperativa como a plataforma Sebrae/Educampo e do “Elas no Café”, iniciativa que promove a capacitação feminina na cafeicultura. Sua conexão com o agronegócio vem da tradição familiar, de avós e pais produtores, e seu trabalho na cafeicultura levou-a a ser reconhecida com o Prêmio Mulher do Agro 2022, promovido pela Bayer e pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
“Agradeço a confiança do conselho. Estarei à disposição dos nossos cooperados para ouvi-los e, juntamente com o Vice-Presidente Antonio Mazzo e a Diretoria Executiva, realizarmos iniciativas que tragam as soluções necessárias, com o objetivo de promover a Expocacer, os nossos cooperados e uma cafeicultura de qualidade com impacto positivo”, afirmou Mariana Heitor.
Vice-Presidência – Antonio Mazzo Júnior é bacharel em Agronomia e possui mais de 10 anos de atuação como cooperado da Expocacer. Antonio passou pelo Conselho Fiscal da Expocacer e tem se destacado como um grande defensor do cooperativismo e do desenvolvimento sustentável da cafeicultura. Sua trajetória no agronegócio fez com que Antonio ganhasse o reconhecimento de seus pares e fosse eleito para o cargo de Vice-Presidente da Expocacer, onde continua a trabalhar para fortalecer ainda mais o papel da cooperativa no Cerrado Mineiro e no Brasil, promovendo o desenvolvimento e a inovação no campo.
“A diretoria executiva está alinhada aos propósitos da Expocacer e às diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração. Maria Heitor e Antonio Mazzo, agora como presidente e vice-presidente respectivamente, darão sequência ao planejamento estratégico da cooperativa, liderando com a qualidade, competência, dedicação e experiência que os caracterizam como excelentes administradores. Uma ótima escolha feita pelo Conselho de Administração”, destacou Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.
Sobre a Expocacer – Criada em 1993 e situada em Patrocínio (MG), a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos cerca de 720 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes.