16 de fevereiro de 2016

Confresa (MT) atrai empresas do agronegócio

Empresa abre filial no município considerando seu grande potencial produtivo e de retorno de investimento na região

O dinamismo do campo tem impulsionado as economias das pacatas cidades da região do Vale do Araguaia, Nordeste mato-grossense. Municípios com menos de 50 mil habitantes, como Confresa, se tornaram, nos últimos cinco anos, destino certo para grandes empresas que focam sua expansão em regiões produtoras até então esquecidas.

Investimentos esses que causam uma onda de crescimento que pode ser vista nas ruas da cidade como hotéis cheios, agências bancárias lotadas, ruas repletas de camionetes de todos os modelos circulando pelas vias empoeiradas. Sem falar dos restaurantes, postos de combustíveis, farmácias, supermercados e lanchonetes que brotam por toda parte. O que mostra que essas cidades estão em plena transformação econômica.

A região se desenvolve em ritmo acelerado impulsionado pela soja e o milho sem expulsar as cabeças de gado que produzem carne e leite. Essa conversão de áreas degradadas em lavouras estimula uma corrida de grupos privados para a região das divisas com o Pará e Tocantins.

Esses fatores chamam a atenção de empresas do setor agropecuário que estão sempre em busca de novas fronteiras para expandirem seus negócios. A Agroquima, grupo tradicional em vendas de herbicidas para pastagens, defensivos agrícolas, nutrição animal, medicamentos veterinários e sementes acaba de iniciar suas atividades em Confresa.

A empresa inaugura oficialmente sua loja no próximo sábado (13), a partir das 8 horas, com uma programação especial durante todo o dia para clientes, colaboradores e parceiros. A empresa está presente em seis estados brasileiros, com sede em Goiânia (GO). Só em Mato Grosso, a Agroquima conta com filiais em Cuiabá e Barra do Garças.

A instalação da nova filial da empresa, a mais de 1,1 mil km da capital mato-grossense, se deve justamente a esses fatores de crescimento da região do Vale do Araguaia que vão de encontro às metas do plano de expansão da Agroquima.

“A região cresce bem acima da média em demanda por crédito, máquinas, insumos e ampliação da área plantada. Nas vizinhas Porto Alegre do Norte e Querência, por exemplo, o cenário é semelhante”, destaca o diretor executivo da Agroquima, Aldo Maia. Esses e outros 23 municípios da região disputam com Sorriso – líder na produção de soja no Brasil – o título de campeões do agronegócio.

Confresa é tida como o principal polo regional daquele eixo. Considerada uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil, a região é cortada pela BR-158, ainda inacabada. A região também acaba de ganhar a promessa do governo federal que pretende construir uma ferrovia de 1.140 quilômetros, estimada em R$ 10 bilhões, bem ao lado do traçado da BR-163.

Todo esse dinamismo virou termômetro para empresas escolherem para onde pretendem levar seus investimentos. “Tudo está se desenvolvendo muito rápido. As empresas consolidadas estão atrás de oportunidades”, diz o executivo da Agroquima.

Agroquima

A empresa fabrica uma linha completa de suplementos minerais e rações para bovinos, entre outros produtos. Foi a pioneira na venda de herbicidas para pastagens. A Agroquima distribui sua linha própria de sementes para pastagens e atua em parceria com importantes instituições para pesquisa de novas variedades forrageiras.

Cada vez mais em contato com o produtor rural, a Agroquima mantém um programa de difusão de sua tecnologia, por meio de seus produtos, em palestras, dias de campo, áreas demonstrativas em fazendas e universidades, participação em feiras agropecuárias, entre outras ações. Neste ano, a Agroquima completa 47 anos de trabalho e confiança, caminhando sempre ao lado do produtor rural.

Por Rhudy Crysthian | Assessoria de imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.