A Mosaic e a Fosfatados Centro SPE, empresa criada pelo presidente do Conselho da Galvani, Rodolfo Galvani Júnior, anunciaram nesta segunda-feira (13/01), que fecharam acordo para a venda da unidade de fosfatos da Mosaic em Patos de Minas (MG). O valor da aquisição é de US$ 125 milhões a serem pagos ao longo de seis anos. O negócio ainda deverá passar pela avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e outras análises regulatórias.
Segundo a vice-presidente executiva de operações da Mosaic, Karen Swager, a venda está alinhada com a estratégia da empresa de examinar e monetizar ativos não essenciais e realocar capital para áreas de alto retorno. A executiva afirmou também acreditar que o valor total do ativo de Patos de Minas será realizado nas mãos da Fosfatados Centro. A mineração de Patos de Minas está com suas atividades paralisadas, com a Mosaic realizando apenas a comercialização do minério que havia sido produzido na unidade e que estava em estoque.
Rodolfo Galvani Júnior destaca que o negócio representa um importante passo para o abastecimento do mercado brasileiro de fertilizantes com fosfato e também uma demonstração do compromisso da empresa com o Plano Nacional de Fertilizantes. “Estamos confiantes de que operaremos o complexo de Patos de Minas com grande eficiência após a conclusão do contrato”, afirma Galvani.
Sobre a Mosaic – A Mosaic é uma das principais produtoras e comerciantes globais de nutrientes concentrados de fosfato e potássio para culturas agrícolas. É uma empresa única que fornece fertilizantes à base de fosfato e potássio, bem como ingredientes para rações, para o mercado agrícola global. Mais informações sobre a empresa estão disponíveis em www.mosaicco.com.
Sobre a Fosfatados Centro – Fosfatados Centro é uma empresa-veículo adquirida pelo empresário Rodolfo Galvani Júnior com o objetivo de aumentar a produção nacional de fertilizantes fosfatados para atender o mercado Centro-Oeste do Brasil.