Programação foi definida a partir de entrevistas com profissionais do setor e análise de dados com inteligência artificial, destacando recuperação judicial, gestão de riscos e seguros no agronegócio.
O Conacredi, principal evento de crédito para o agronegócio, anuncia a programação oficial de sua 7ª edição, que será realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, no 4º andar do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento acontece das 7h45 às 20h no primeiro dia e das 8h às 17h no segundo, reunindo gestores, executivos e especialistas do setor.
A programação foi definida a partir de entrevistas com cerca de 40 profissionais do crédito rural, de analistas a diretores e CFOs, combinadas, pela primeira vez, à análise de dados com apoio de inteligência artificial. Esse levantamento identificou três demandas prioritárias: recuperação judicial e extrajudicial, gestão de riscos e seguros no agronegócio, com a participação de representantes de diferentes segmentos, incluindo 38% de indústrias e tradings, 30% de revendas, 19% de instituições financeiras, 9% de cooperativas e 4% de escritórios de advocacia.
Entre os painéis confirmados estão “Riscos: tudo o que pode sair errado e como lidar. Do balanço ao clima, do câmbio às garantias”, com Rafael Silva Ciceri, diretor de Operações da Crialt – Agrofértil, e “Financiadores invisíveis do agronegócio: o papel estratégico e inovador do mundo de seguros no atual cenário de crédito”, com Rafael Tomaz Guarento, diretor de Crédito da ADM Brasil.
A inteligência artificial também foi utilizada para criar vídeos explicativos sobre cada tema, facilitando a compreensão e preparando o público para as discussões. “O uso da inteligência artificial nos permitiu transformar um volume imenso de informações em uma programação estratégica, feita sob medida para quem vive e trabalha no agro”, afirma Mayra Delfino, CEO do Conacredi Agro.
O mercado de crédito rural é um dos pilares do desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, oferecendo recursos essenciais para investimentos, custeio e inovação. Segundo a Serasa Experian (2024), o setor caminha para uma maior digitalização dos processos, diversidade nas fontes de financiamento e gestão de riscos mais rigorosa, garantindo a saúde financeira dos negócios rurais.
Essa transformação reforça a importância de eventos como o Conacredi, que abordam os desafios e oportunidades do crédito rural, fortalecem a troca de experiências, promovem parcerias estratégicas e estimulam a adoção de práticas inovadoras. “O Conacredi é um espaço para pensar o presente e o futuro do crédito no campo. Nossa missão é ajudar o gestor a tomar decisões mais assertivas e seguras em um mercado cada vez mais desafiador”, reforça Mayra Delfino.
Sobre o Conacredi – Criado em 2018, o Congresso Nacional de Crédito no Agronegócio é o único congresso brasileiro que reúne gestores de crédito de indústrias, tradings, revendas, cooperativas e instituições financeiras para abordar sobre a concessão de crédito no Agronegócio. Anualmente, o evento debate as melhores práticas, inovações tecnológicas e tendências do mercado, criando um ecossistema de networking para profissionais e C-Levels do setor. Site: www.conacredi.com.br