Campanha alerta para o tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva

Compartilhe:

No mês da conscientização sobre a saúde do coração, a campanha Setembro Vermelho faz um alerta importante para tutores: a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é uma condição grave, progressiva e potencialmente fatal, especialmente em animais idosos. A síndrome afeta diretamente a capacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente para os órgãos e tecidos do corpo, comprometendo a saúde e a qualidade de vida dos pets.

“A ICC não é uma doença isolada, mas uma condição que acontece quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Isso geralmente ocorre como consequência de outras doenças cardíacas. Quando o coração perde esta capacidade, o organismo sofre, e os sinais podem variar. A ICC ocorre porque o coração tem dificuldade para contrair (disfunção sistólica), para encher de sangue (disfunção diastólica) ou por uma combinação das duas”, explica a médica-veterinária Patricia Guimarães, coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.

Entre as consequências mais comuns da ICC estão o acúmulo de líquido nos pulmões ou no abdômen, congestão hepática, alterações renais e, em alguns casos, arritmias. Esses desequilíbrios desencadeiam sinais que devem servir de alerta aos tutores, como tosse seca persistente, falta de apetite, emagrecimento, apatia, dificuldade para respirar, intolerância a exercícios, desmaios e, em estágios avançados, caquexia (perda severa de peso e massa muscular). Embora não tenha cura, a ICC pode ser controlada com acompanhamento veterinário e tratamento adequado. “Com diagnóstico preciso e protocolos individualizados, é possível prolongar significativamente a vida do animal e garantir mais conforto, bem-estar e qualidade de vida”, afirma Patricia.

Um dos recursos mais utilizados no controle de edemas associados à ICC em cães é UpCard®, solução da Vetoquinol Saúde Animal à base de torasemida, um diurético moderno e eficaz, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos e melhorar o conforto do paciente. “O tratamento com UpCard® contribui para o alívio dos sinais clínicos como edema pulmonar e ascite e deve ser realizado o monitoramento frequente através de exames complementares”, detalha a veterinária. Além disso, é indicado exclusivamente para cães e está disponível em apresentações de 0,75mg e 3mg, facilitando a prescrição para animais de diferentes portes.

Um dos diferenciais de UpCard® é a tecnologia exclusiva Vetabs, que garante alta palatabilidade e praticidade na administração. Os comprimidos têm sulcos profundos, que permitem o fracionamento em doses mais precisas e seguras, facilitando o dia a dia do tutor, sem restrição de horário para o uso. “Essas inovações renovam o compromisso da Vetoquinol com a saúde animal. São mais de 90 anos desenvolvendo soluções que unem ciência e tecnologia para garantir segurança, bem-estar e qualidade de vida para os pets e seus tutores”, destaca Patricia.

plugins premium WordPress