8 de março de 2013

Agrishow 2013 será marcada pela comemoração dos 20 anos da feira

Foto: Maurilio Biagi, presidente da Agrishow, durante a coletiva / Divulgação.

A Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), consolidada como a principal feira do setor agro da América Latina, completa 20 anos de história em 2013. Programada para os dias 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a feira terá uma área total de 440 mil m², uma vitrine do que há de mais moderno em tecnologia para o agronegócio.

A feira terá a participação de 790 expositores, entre fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas, insumos, ferramentas, associações de classe, centros de pesquisa e universidades, e instituições financeiras que apresentarão as mais modernas tecnologias e soluções para pequenas, médias e grandes propriedades rurais. A expectativa é receber um público visitante de 152 mil pessoas.

Uma facilidade para os visitantes é a maior regionalização por áreas. Para otimizar sua visita, o produtor rural poderá ir diretamente a setores da feira que concentram expositores de irrigação, armazenagem, agricultura de precisão, ferramentas, aviação, caminhões / ônibus / transbordos, automobilístico, máquinas para construção, pneus, pecuária e sementes / defensivos / adubos.

Diversas melhorias serão implantadas no local do evento, graças, principalmente, à concessão da área de exposição por 30 anos, assinada na edição de 2012 da feira. “A concessão tirou a insegurança jurídica, criando um ambiente motivador para investimentos. Teremos um comitê que avaliará as melhorias que poderão ser implementadas para expositores e visitantes. Após a realização da feira deste ano, será elaborado um plano diretor de investimentos”, informa o presidente da Agrishow, Maurilio Biagi Filho.

Dinâmicas
As demonstrações de campo, consideradas o DNA da Agrishow, terão novidades para o público. Uma delas é a criação do Núcleo da Tecnologia, com plots comparativos de sementes, adubos e defensivos agrícolas de culturas como milho, cana de açúcar e pastagens. A outra novidade é a implantação em parceria com a Embrapa de uma área de 16 hectares com diversos manejos de integração lavoura pecuária floresta (ILPF).

“A dinâmica é um dos diferenciais da feira, que possibilita ao visitante conhecer na prática toda a tecnologia disponível para o campo. São oportunidades para que o produtor rural visualize o desempenho das máquinas e das tecnologias em ação, faça comparações, auxiliando na decisão de compra de acordo com suas expectativas e necessidades”, afirma o presidente do evento.

Sustentabilidade
Um dos principais focos da edição de 2013 é a sustentabilidade. Iniciado em 2012, o projeto Agrishow Sustentável engloba uma série de ações de responsabilidade ambiental, envolvendo organizadores, expositores, fornecedores, visitantes e sociedade. O projeto, que tem uma via preventiva e outra corretiva, visa minimizar os impactos que existem com a realização da feira, divulgar boas práticas ambientais e cases sustentáveis, e neutralização da emissão de carbono.

Em um estande do projeto serão apresentados cases de empresas de diversos elos da cadeia do agronegócio com produtos, serviços e processos sustentáveis. Estarão disponíveis para visitação, por exemplo, um Porsche híbrido (há somente oito no Brasil) e um ônibus híbrido. O próprio estande será autossustentável com um protótipo que gera energia solar e térmica para o funcionamento do espaço.
Os expositores também podem acessar no site da Agrishow uma cartilha de boas práticas de sustentabilidade com orientações para a concepção de estandes ecologicamente corretos, medidas de eficiência em consumo de água e energia, entre outras dicas.

Livro
Dia 30 de abril, haverá uma noite comemorativa no Centro de Eventos Pereira Alvim, em Ribeirão Preto, com o lançamento do livro sobre os 20 anos da AGRISHOW, homenagens aos expositores que estão desde a primeira edição da feira e apresentações artístico-culturais, como da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do cantor Almir Sater.

Sobre a feira
A Agrishow é uma realização da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos e SRB – Sociedade Rural Brasileira. A organização é da BTS Informa.

A 19ª edição, realizada em 2012, teve a participação de 780 expositores e recebeu 150 mil visitantes de 18 países.

Fonte: Attuale Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.