27 de julho de 2012

Rural integra Comitê Estratégico do Agronegócio do Mapa

O presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesario Ramalho da Silva, assumiu, Na segunda-feira (23), uma das cadeiras do Comitê Estratégico do Agronegócio, espécie de conselho criado pelo Ministério da Agricultura para debater os rumos da produção rural no país.

De acordo com Cesario Ramalho, o Comitê terá o objetivo de definir prioridades a serem estabelecidas na formulação das políticas agrícolas. “É uma tentativa positiva de conter o esvaziamento do Ministério da Agricultura, fortalecer o Mapa, após a fragmentação de suas atribuições. Atualmente, 4 ministérios tratam de assuntos que teriam que estar sob a alçada do Mapa: florestas plantadas (Ministério do Meio Ambiente), pesca (Ministério da Pesca), irrigação agrícola (Ministério do Integração Nacional), desenvolvimento agrário e extensão rural (MDA). Portanto, nós, do setor produtivo, temos que apoiar essa busca”, sentenciou o presidente da Rural.

Coordenado pelo ministro Mendes Ribeiro Filho, o colegiado contribuirá ainda na fixação de diretrizes, indicadores e metas de desempenho do agronegócio e suas respectivas cadeias produtivas, avaliará e acompanhará as ações governamentais aplicadas ao desenvolvimento e sustentabilidade do agronegócio nacional.

“Este comitê nos ajudará no aferimento dos resultados, na implementação do Plano Agrícola e Pecuário ou mesmo na condução de programas estratégicos para o ministério e para o governo. Além de ampliar o diálogo do ministério com as cadeias produtivas, e produtores e construir uma agenda estratégica para o desenvolvimento do nosso agro”, destacou Mendes Ribeiro.

Neste primeiro encontro, foram apresentados a sistemática de funcionamento do Comitê e o Plano de Ações Estratégicas do Mapa 2012 / 2014, e também foram discutidas as linhas de atuação e ações prioritárias para os próximos dois anos. Os participantes do evento receberam cópia do Plano que será debatido na próxima reunião.

O comitê se reunirá pelo menos duas vezes ao ano, nos meses de abril e novembro, em Brasília, mas poderão ser realizados encontros extraordinários por convocação do seu presidente ou por solicitação subscrita de dois terços dos integrantes. A iniciativa integra a programação de aniversário de 152 anos do ministério, comemorado em 28 de julho.

Além dos 15 nomes já divulgados, o grupo também será composto por dois integrantes que ainda serão indicados pelo Senado Federal e terá limite máximo de até 20 representantes. Confira a lista:

– Alysson Paolinelli, Presidente Executivo da Abramilho e ex-ministro da Agricultura (1974 a 1979);

– Antônio Delfim Netto, Professor e ex-ministro da Agricultura (1979);

– Deputado Federal Assis do Couto (PT/PR) – indicado pela Câmara Federal;

– Cesário Ramalho da Silva, Presidente da Sociedade Rural Brasileira – SRB;

– Deputado Federal, Edinho Araújo (PMDB/SP) – indicado pela Câmara Federal

– Francisco Sérgio Turra, Presidente Executivo da Ubabef e ex-ministro da Agricultura (1998 a 1999);

– Deputado Homero Pereira (PSD/MT), Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA;

– Jorge Gerdau Johanpetter, Presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Conselho de Governo da Presidência da República;

– Senadora Kátia Abreu (PSD/TO), Presidente da CNA;

– Luciano Coutinho, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES;

– Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Presidente da Abag;

– Márcio Lopes de Freitas, Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB;

– Marcus Vinicius Pratini de Moraes, ex- ministro da Agricultura (1999 a 2002);

– Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas – FGV e ex-ministro da Agricultura (2003 a 2006);

– Senador Waldemir Moka (PMDB/MS), Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo;

– 2 representantes do Senado Federal a ser indicados pela Presidência da Casa.

Fonte: Renato Ponzio Scardoelli

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.