24 de maio de 2022

Vetoquinol tem 10 anos de atuação no Brasil

Multinacional francesa, uma das maiores do mundo em saúde animal, mantém moderna planta industrial em Goiás

Considerada uma das dez maiores indústrias de saúde animal do mundo, a multinacional francesa Vetoquinol Saúde Animal completou recentemente dez anos no Brasil. O grupo chegou ao país com a aquisição do laboratório Farmagrícola (Fagra), em 2011, e desde então vem reforçando significativamente sua presença na América do Sul, com o lançamento de produtos inovadores para animais de estimação (cães e gatos) e de produção (bovinos e suínos), além de equinos.

A Vetoquinol mantém uma sede administrativa em São Paulo, no bairro Moema, e outro escritório administrativo na grande sede da empresa em Aparecida de Goiânia, em Goiás, onde está instalada a unidade fabril da empresa. Em uma década de presença no Brasil, a Vetoquinol já teve importantes conquistas. Em 2020 e 2021, conquistou o prêmio Top Brands Quality, com reconhecimento ao melhor portfólio de produtos para animais de produção. No ano passado, ganhou o selo GPTW (Great Place To Work) de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A Vetoquinol também é reconhecida como a empresa de saúde animal mais sustentável da União Europeia.

“Com 88 anos dedicados à saúde animal, A Vetoquinol tem 65% de suas receitas e do seu portfólio mundial em animais de companhia e potencializou o seu crescimento a partir da entrada no Brasil, em 2011. Nesse período, os medicamentos veterinários e suplementos que trouxemos ao mercado nacional nos ajudaram a cumprir o objetivo central: enriquecer a vida humana a partir da nossa dedicação à saúde ao bem-estar dos animais”, afirma o diretor-presidente da empresa no Brasil, Jorge Espanha. “Temos a segunda maior população de cães e gatos do mundo. E é exatamente para a manutenção da vida dos pets que aprimoramos nossas soluções na última década e estamos preparados para enfrentar um futuro desafiador e, ao mesmo tempo, promissor em termos de animais de companhia”, acrescenta.

“Estamos investindo no Brasil para estabelecer nossa cultura em servir aos veterinários e aos tutores pets com a mais nova linha de produtos produzidos na França e no Brasil. Durante a pandemia, reforçamos nosso compromisso com os tutores a partir do lançamento de quatro produtos únicos no mercado – Frontmax, Upcard, Flowcare e Clavaseptin P – em um segmento que cresce a cada ano, demandando novas soluções. Essas marcas, que já apresentam excelentes resultados nos pets, comprovam que a inovação é a nossa base”, argumenta Espanha. Em uma década de presença no Brasil, segundo ele, a empresa conquistou muito e está pronta para crescer ainda mais.

Portfólio robusto – O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências. A empresa foi adquirida em abril de 2019. Vetoquinol e Clarion, juntas, passaram a oferecer mais de 75 produtos para todas as espécies animais.

“O Brasil tem o privilégio de ter uma fábrica Vetoquinol aqui. Um parque fabril de alta tecnologia, que produz itens fantásticos”, afirma o médico veterinário Jaime Dias, gerente técnico de Animais de Companhia da empresa no Brasil. Ele explica que a oferta de produtos no mercado brasileiro inclui os itens produzidos em Goiás e outros que são importados das demais unidades do grupo, em especial do Canadá e da França.

Clavaseptin P Jaime Dias destaca os lançamentos de produtos feitos pela companhia. O mais recente é o Clavaseptin P, potente antibiótico à base de amoxicilina associado ao ácido clavulânico, indicado para o tratamento de infecções causadas por diferentes bactérias. “Estas bactérias podem estar envolvidas em infecções de pele, periodontais, respiratórias e urinárias, dentre outros importantes tecidos”, explica Jaime Dias.

“Quando associamos amoxicilina com clavulanato temos ação sinérgica entre esses dois princípios ativos, com excelente ação terapêutica, sem que haja interferência das bactérias resistentes. Com isso, o tratamento tem mais efetividade. Se não tivéssemos o clavulanato associado, com certeza algumas bactérias promoveriam a inativação da amoxicilina, impedindo sua ação frente a diferentes infecções bacterianas”, acrescenta.

Muito conhecido e prescrito por médicos veterinários europeus e de outros diferentes países, o medicamento chega ao Brasil com a chancela do selo britânico Easy to Give, na categoria felinos. Este selo é concedido a empresas que produzem soluções e inovações que facilitam a vida dos tutores e promovem aos gatos uma administração confortável e fácil, atrelada à alta palatabilidade do medicamento. O P no nome do medicamento é uma referência ao fato de ele ser altamente palatável.

Prevenção – O Frontmax Coleira é outro produto inovador da multinacional. Indicado para cães, é eficiente como repelente de carrapato Rhipicephalus sanguineus e pulga Ctenoceplhalides felis felis e como inseticida contra o inseto transmissor da leishmaniose, o flebotomo Lutzomyia longipalpis, também conhecido como mosquito palha. “Esse é um produto importantíssimo, já que além de repelir os parasitas ele faz a prevenção da leishmaniose. E essa doença ocorre no Brasil.”

Uma vez colocada no cão, a coleira vai agir por até 8 meses, com eficácia contra as pulgas e carrapatos e contra o mosquito palha. São duas apresentações: para cães até 4 kg, de 38 centímetros, e para os animais acima desse pesso, com 70 centímetros.

Outro medicamento lançado pela Vetoquinol é o Vetaflan®, um potente anti-inflamatório não asteroide (AINE) do grupo oxicam. Ele atua por inibição da síntese das prostaglandinas, com efeitos anti-inflamatórios e antipiréticos. Um diferencial importante do remédio é que ele é administrado por via transdermal, ou seja, o produto é colocado direto na pele da nuca do animal. E não ingerido ou aplicado. Além disso, o Vetaflan® é o único anti-inflamatório do mercado que tem ação por três dias.

Jaime Dias ressalta que o Frontmax e o Vetaflan® são produzidos na planta industrial de Aparecida de Goiânia. Segundo ele, já há previsão de que ambos sejam exportados para outras unidades da Vetoquinol.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.